O que saber sobre as trocas de óleo

Embora existam vários óleos e fluidos em veículos modernos , a maioria das pessoas que falam sobre uma troca de óleo está se referindo especificamente ao óleo do motor . Projetado para lubrificar e resfriar peças do motor de movimento rápido, como pistões, rolamentos, válvulas e paredes do cilindro, o óleo do motor é vital para a capacidade de funcionamento de um veículo.

Se um carro apresentar um vazamento sério de óleo durante a condução e todo o óleo for perdido, todo o motor será arruinado em poucos minutos. Como a maioria dos fluidos em um veículo, o óleo do motor precisa ser trocado periodicamente para manter o veículo funcionando de maneira ideal. O óleo do motor perde suas propriedades lubrificantes porque fica sujo e começa a se decompor quimicamente após o tempo e a exposição ao calor. Saiba tudo sobre as trocas de óleo, quanto custam e quando fazê-las.

Com essas dicas de segurança em mente, veja como substituir uma bateria de carro descarregada: Como alternativa, você pode usar o serviço de localização de bateria online, diz a equipe 99 Baterias em seu site: https://99baterias.com.br.

O que é uma troca de óleo?

Uma troca de óleo é o processo de drenar óleo de motor velho e usado de um veículo para uma panela e, em seguida, substituí-lo por óleo novo e limpo e um filtro de óleo novo .

Como a maioria dos fluidos lubrificantes e refrigerantes que ajudam os veículos a funcionar, o óleo do motor eventualmente precisa ser trocado. Partículas de metal e detritos das peças do motor gradualmente escurecem e engrossam o óleo, diminuindo sua eficácia. Peças pequenas e substituíveis chamadas filtros de óleo são projetadas para remover esses detritos, mas têm uma vida útil limitada. Quando você está trocando o óleo, é melhor trocar o filtro também.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Quantas vezes fazer uma troca de óleo

Os fabricantes de óleo e veículos variam em seus conselhos sobre a frequência de troca de óleo e filtro , mas trocar ambos a cada seis meses ou a cada 5.000 a 7.000 milhas de condução (o que ocorrer primeiro) é uma boa regra. Essa frequência atinge um bom equilíbrio entre maximizar a vida útil do óleo e minimizar o desgaste do motor por dirigir com óleo sujo.

Opções e custos de troca de óleo

Opção de bricolage: mesmo que você seja minimamente útil, trocar seu próprio óleo provavelmente está dentro de suas habilidades. Planeje gastar US $ 25 a US $ 35 por cinco litros de óleo de motor do grau certo (dependendo do clima e das especificações do fabricante) e US $ 5 a US $ 10 para um novo filtro de óleo do tipo certo para o seu veículo. Consulte o manual do proprietário ou faça uma pesquisa no Google para determinar o modelo correto de filtro.

Comprar dois galões de óleo provavelmente é mais do que você precisa, especialmente se você dirige um veículo menor. Mas é bom ter à mão para futuras trocas de óleo ou caso você precise completar o óleo do motor entre as trocas. Para trocar o óleo, você também precisará de um funil, bandeja de drenagem e uma chave de soquete do tamanho certo para soltar o parafuso do bujão de drenagem em sua bandeja de drenagem de óleo.

Opção profissional: a maioria dos mecânicos não cobra muito mais para trocar o óleo e o filtro do que você pagaria pelos suprimentos. Você pode esperar pagar de US $ 40 a US $ 70 pelo novo óleo, filtro e tempo do mecânico. Os custos variam de acordo com o tamanho do seu veículo, porque um motor maior significa mais óleo.

O custo de ter alguém para trocar seu óleo não é a maior razão para fazer o trabalho sozinho. O tempo economizado na ida e volta da oficina  e os inconvenientes evitados são as razões pelas quais eu nunca vou à oficina para algo tão rápido e simples quanto uma troca de óleo.

Aprender a trocar o óleo não é difícil, e dar esse passo significa que você poderá lidar com uma das tarefas de manutenção de veículos mais vitais e comuns para o seu veículo. Aqui está uma visão geral rápida de como fazer isso e por que você deveria.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Como funciona uma troca de óleo?

Trocar o óleo é mais fácil do que você imagina. Basta começar coletando os seguintes itens:

  • Chave de filtro de óleo
  • Bandeja de drenagem de óleo
  • Funil
  • Luvas de latex
  • Jack e Jack Stands ou Rampas
  • Recipiente para óleo velho (panela de óleo)

Você também precisará do óleo certo (consulte o manual do proprietário), um filtro de óleo e uma arruela de dreno de substituição.

Agora, basta seguir estes passos:

  • Prepare seu veículo estacionando em terreno plano e garantindo que o motor esteja frio.
  • Abra o capô, localize a vareta de óleo e remova-a.
  • Olhe sob o veículo para localizar o cárter de óleo do motor e encontrar o bujão de drenagem de óleo.
  • Posicione um recipiente sob o bujão de drenagem, solte o bujão com sua chave inglesa e deixe o óleo fluir para dentro do recipiente.
  • Localize e substitua o filtro. Solte-o primeiro e deixe o óleo escorrer.
  • Fique sob o capô, remova a tampa de abastecimento de óleo e despeje a quantidade correta de óleo.
  • Recoloque a tampa de abastecimento de óleo e verifique o nível com a vareta para certificar-se de que está cheio.

Por que é necessária uma troca de óleo?

O óleo do motor ajuda a lubrificar as peças móveis do motor – são muitas e movem-se rapidamente! Com o tempo, os contaminantes podem se acumular e começar a interferir nesse processo. À medida que o tempo passa, o óleo se decompõe e torna-se menos capaz de lubrificar essas peças. O contato metal-metal ocorre e você coloca seu motor em risco de sérios danos. Se isso acontecer, considere um empréstimo para reparo de automóveis se o custo for assustador.

As trocas de óleo de rotina são cruciais para proteger o motor do seu carro. Isso não apenas faz com que seu motor dure mais, mas sua milhagem de gasolina também pode melhorar. Mas o que exatamente é uma troca de óleo? E quando você deve obter um? O que o técnico faz durante este serviço? Continue lendo para saber a resposta para essas e outras perguntas.

  1. Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/bateria-automovel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.