O que faz um contador? Responsabilidades, Habilidades e Tendências

À primeira vista, a contabilidade pode parecer uma profissão bastante simples⁠ – é apenas processar números, certo? Embora seja verdade que trabalhar com dados financeiros seja uma parte substancial do trabalho, a contabilidade é uma função crítica de negócios que envolve muito mais solução de problemas do que você imagina. Por exemplo, alavancar ativos, gerenciar orçamentos, alcançar eficiências financeiras e maximizar investimentos são apenas algumas operações de gestão contábil e financeira que vão além do que a maioria das pessoas considera a profissão. 

Então, o que um contador realmente faz diariamente? Aqui, discutiremos as funções e responsabilidades, habilidades importantes e perspectivas de carreira para contadores, bem como as tendências atuais que afetam o campo. Uma consequência é que mais empresas optam por terceirizar suas funções contábeis em 2020 e 2021, de acordo com o Finanças Online, diz a equipe de contabilidade em seu site: https://contabilidaderevisa.com.br.

Um contador que entenda seu negócio e setor pode ajudá-lo a determinar o valor atual da organização, bem como identificar o nível de financiamento que você pode precisar, avaliar as opções de financiamento e reunir a documentação que o credor ou investidor pode precisar para aprovar sua solicitação.

O que é um Contador?

Um contador é um profissional responsável por manter e interpretar registros financeiros. A maioria dos contadores é responsável por uma ampla gama de tarefas relacionadas a finanças, seja para clientes individuais ou para grandes empresas e organizações que os empregam.

Vários outros termos são frequentemente discutidos em conjunto com a frase “contador”, o que pode levar à confusão sobre o que essa carreira realmente envolve. Por exemplo, “contador” e “contador” são frases que às vezes são usadas de forma intercambiável, mas existem várias diferenças importantes entre esses cargos.

Normalmente, os contadores terão pelo menos um diploma de associado e se concentrarão no registro de transações financeiras. Os contadores, por outro lado, normalmente têm pelo menos um diploma de bacharel em contabilidade e têm a tarefa de interpretar informações financeiras em vez de simplesmente coletá-las.

Em suma, os contadores podem ser contadores, mas nem todos os contadores são contadores.

Além disso, um contador público certificado (CPA) é um contador que passou no exame CPA e atendeu aos requisitos de licenciamento estadual. Assim, todos os contadores são contadores, mas nem todos os contadores são contadores.

Contabilidade é um termo amplo que engloba vários cargos e funções diferentes dentro das organizações. Existem três tipos principais de contadores – contadores públicos, contadores gerenciais e contadores governamentais – todos focados em diferentes aspectos da profissão. Os auditores internos e externos também estão intimamente relacionados.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Papéis e responsabilidades

Embora os deveres diários de um contador variem de acordo com o cargo e a organização, algumas das tarefas e responsabilidades mais comuns dos contadores incluem:

  • Garantir a precisão dos documentos financeiros, bem como sua conformidade com as leis e regulamentos relevantes
  • Preparar e manter relatórios financeiros importantes 
  • Preparar declarações fiscais e garantir que os impostos sejam pagos corretamente e no prazo
  • Avaliar as operações financeiras para recomendar as melhores práticas, identificar problemas e criar estratégias de soluções e ajudar as organizações a funcionar com eficiência 
  • Oferecendo orientação sobre redução de custos, aumento de receita e maximização de lucros
  • Realização de avaliações de previsão e análise de risco

Além disso, os contadores têm a obrigação legal de agir com honestidade e evitar negligência em suas práticas. Como tal, eles também são responsáveis ​​por garantir que os registros financeiros de seus clientes estejam em conformidade com as leis e regulamentos relevantes.

Conhecimentos importantes de contabilidade

Existem várias habilidades sociais e técnicas que todos os contadores precisam para ter sucesso em suas funções. Algumas das habilidades mais importantes para os contadores são:

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Habilidades interpessoais

Atenção aos detalhes

  • Os profissionais de contabilidade devem prestar muita atenção aos detalhes para manter as informações precisas e organizadas. Com a quantidade de dados financeiros que devem ser analisados, pode ser fácil cometer erros; no entanto, erros simples podem se traduzir em problemas muito maiores se não forem detectados.

Comunicação

  • Os contadores devem ser capazes de ouvir atentamente para coletar com precisão fatos e números de clientes, gerentes ou outras partes interessadas. Eles também devem ser capazes de articular claramente os resultados de seu trabalho e apresentar suas descobertas em relatórios escritos.

Habilidades técnicas

Visão de negócios

  • Para ser eficaz nessa função, um contador deve entender as funções básicas de uma empresa para analisar e interpretar com precisão os dados financeiros. Ter uma base sólida nos negócios fornece contexto para as informações financeiras com as quais os contadores trabalham diariamente.

Conhecimentos de informática

  • Profissionais neste campo precisam ser capazes de usar software de contabilidade avançado e outras ferramentas baseadas em computador para trabalhar de forma eficaz. 

Análise de dados

  • Coletar e analisar dados financeiros é uma grande parte da contabilidade e é um aspecto importante para identificar padrões e possíveis problemas. De fato, aplicar a análise de dados ao campo contábil é uma tendência emergente no setor que deverá ter um impacto crescente no futuro. 

Matemática

  • Um equívoco comum é que você tem que ser bom em matemática para ser um contador. É verdade que as habilidades matemáticas são importantes para analisar, comparar e interpretar dados e números; no entanto, habilidades matemáticas complexas não são normalmente necessárias para se tornar um contador. 

Transparência e Segurança

Entre as tendências mais importantes no campo da contabilidade estão os padrões cada vez mais elevados em torno da transparência na contabilidade e um maior foco na segurança de dados. 

Após os escândalos contábeis e o aumento do escrutínio após a crise financeira de 2008, foi importante restaurar a confiança e a credibilidade da profissão. Como tal, um impulso de toda a indústria para relatórios transparentes influenciou o processo de relatórios financeiros. 

Esse esforço expandiu as expectativas do público de relatórios precisos para ir além da honestidade básica. Como resultado, espera-se que as empresas divulguem suas demonstrações financeiras ao público, a fim de pintar um quadro completo de sua situação atual e reduzir a incerteza no mercado. 

Além disso, como os contadores são responsáveis ​​por dados confidenciais, é cada vez mais importante manter fortes práticas de segurança para garantir a segurança das informações privadas da organização ou do cliente. Várias violações de dados infames nos últimos anos ilustraram a necessidade de práticas avançadas de proteção, e os contadores precisarão se manter atualizados com as medidas de segurança atuais para proteger informações confidenciais. 

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Análise de dados

Hoje, contadores e CPAs estão realizando tarefas que exigem habilidades analíticas em taxas crescentes, em grande parte devido à proliferação de dados em todos os setores.

Existem muitas aplicações de análise de dados no mundo da contabilidade. Por exemplo, os auditores estão usando análises para habilitar processos como monitoramento e auditoria contínuos. Da mesma forma, os contadores que exercem um papel consultivo em suas organizações podem usar big data para identificar padrões no comportamento de consumidores e mercados, o que pode levar a oportunidades de investimento e maiores lucros.

Os contadores modernos devem desenvolver uma mentalidade analítica para acompanhar as tendências do setor e permanecer competitivos na força de trabalho.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.