Guia de marketing para pequenas empresas: 10 dicas de marketing comprovadas

Imagine dois varejistas online. Um faz cartões personalizados à mão usando uma mistura de xilogravuras, aquarela e caligrafia. Seus preços são notavelmente justos pelo que oferecem e seus clientes adoram seu trabalho. No entanto, esse varejista não tem plano de marketing e depende do boca a boca para informar as pessoas sobre seus cartões. O segundo vendedor compra cartões pré-fabricados a granel e os vende com uma margem de lucro de 50% no eBay. Não há personalização e o preço é relativamente alto em comparação com cartões genéricos semelhantes no mercado. No entanto, esse segundo vendedor se empenhou em seus esforços de marketing, usando ferramentas de marketing digital, postagens de mídia social e uma lista de e-mail para alcançar clientes em potencialpara seus cartões. Qual negócio você imagina que faz mais vendas?

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O QUE FAZ UM CONSULTOR DE MARKETING DIGITAL?

Muitas pequenas empresas prosperam ou perecem com base em sua capacidade de atrair atenção. Uma empresa com um produto excelente, mas sem plano de marketing, poderia fracassar, enquanto um rival com um produto medíocre poderia se manter devido a esforços de marketing exemplares 

O que é marketing para pequenas empresas?

O marketing para pequenas empresas é definido como o uso de todos os canais e disciplinas de marketing disponíveis para obter exposição de seus serviços ou produtos ao seu público. 

Não importa quão grande ou pequeno seja o seu negócio, os princípios fundamentais do marketing são os mesmos. É claro que uma pequena empresa tende a ter menos recursos e orçamentos menores do que um gigante corporativo.

Um plano de marketing para pequenas empresas pode incluir todos e quaisquer dos seguintes componentes:

  • Estratégia de marca. Isso responde às perguntas: Qual é a identidade da sua empresa, para quem ela existe e o que a diferencia dos concorrentes? Essa é a base de todos os esforços de marketing, pois define sua empresa em relação ao mercado. 
  • Contente. É isso que sua empresa quer dizer sobre si mesma, seus produtos e talvez o mundo. O conteúdo pode assumir várias formas: de uma postagem no Instagram a uma postagem de blog e um outdoor. 
  • Publicidade. Essa é uma das maneiras de você divulgar sua marca e seu conteúdo para o mundo. Pode incluir lances em palavras-chave estratégicas em uma estratégia de marketing de mecanismo de pesquisa, promover postagens de mídia social para alcançar novos públicos ou pagar por um espaço de anúncio pre-roll em um podcast.  
  • Venda social. Os proprietários de pequenas empresas podem construir uma rede e um relacionamento de confiança entre uma base de clientes existente ou potencial usando técnicas de vendas sociais. Em vez de empurrar produtos para os clientes, você se concentra em construir um relacionamento de confiança com seus clientes, o que pode levar a vendas. Você faz isso principalmente facilitando discussões e interações com você (e, por extensão, sua marca) nas mídias sociais ou por meio de reuniões sociais casuais. 
  • Campanhas de relações públicas. Este é um esforço para que sua empresa ou produto seja mencionado na mídia. Você pode enviar um comunicado de imprensa para inspirar uma agência de notícias a cobrir sua empresa e talvez realizar uma entrevista com você ou com membros de sua equipe. No entanto, o interesse de notícias em sua marca pode vir de várias fontes além de um comunicado à imprensa, como uma campanha que se torna viral, por exemplo. 
  • Aquisição de clientes. A aquisição de clientes é a parte inferior do funil de marketing – você sabe quem são seus clientes, eles estão interessados ​​em você e você só precisa levá-los até a linha de chegada para fazer uma compra. Para uma empresa de comércio eletrônico, você pode otimizar sua página de produto para vendas, certificando-se de que as informações importantes de compra estejam claramente visíveis com imagens claras e um botão de compra proeminente. Você pode usar o teste A/B, em que dá a dois conjuntos de clientes dois designs de página ou mensagens diferentes para ver qual tem melhor desempenho. Você pode garantir que seu fluxo de pagamento seja fácil, contínuo e seguro – os clientes têm várias opções de pagamento, incluindo coisas como Shop Pay ou Apple Pay, para que os clientes não precisem inserir as informações do cartão de crédito. 
  • Fidelização de clientes. Uma vez que você tenha seu cliente, a retenção é o ato de mantê-lo como cliente – fazendo com que ele compre seu produto ou serviço de novo e de novo. Os profissionais de marketing usam esforços de reengajamento, como um boletim informativo por e-mail ou notificações push. Eles agem como lembretes para os clientes de que sua empresa existe e geralmente incluem um apelo à ação, como atuar em uma venda atual. Você também pode melhorar as interações que seus clientes têm com sua empresa melhorando seu atendimento ao cliente, reduzindo os tempos de resposta a consultas ou garantindo que os clientes falem com um humano e não com um robô. O objetivo final dos esforços de marketing de uma pequena empresa é conquistar novos clientes — de preferência clientes que permanecerão fiéis por muitos anos.
Fonte de reprodução: Adobe Stock

Como divulgar sua pequena empresa de maneira eficaz

Quando você estiver pronto para lançar uma campanha de marketing para sua pequena empresa , isso ajudará a orientar seus esforços em torno de seis tarefas principais:

  1. Descreva seus produtos e serviços em seus próprios termos. Comece seus esforços de marketing escrevendo descrições dos produtos ou serviços que você oferece. Pense no valor que eles trazem para o seu público- alvo ou quais problemas eles resolvem . Faça um brainstorming sobre o que torna suas ofertas tão boas e escreva sobre elas com seriedade. Isso fornecerá uma estrutura de como você comercializará seu produto para o público.
  2. Avalie a concorrência. A menos que você tenha inventado um produto do zero, há uma boa chance de você ter concorrentes. Tome nota de como eles comercializam seus produtos. Eles estão usando principalmente ferramentas de marketing digital ? Eles se aprofundaram no marketing de mídia social? Eles se envolvem em marketing de influência , onde uma famosa celebridade online endossa seus produtos? Que linguagem eles usam para descrever seus produtos? Preste igual atenção ao que eles estão vendendo e como eles estão vendendo.
  3. Determine sua proposta de vendas exclusiva. Uma proposta de vendas exclusiva , ou USP, é a característica que sua empresa possui que a destaca da embalagem. Agora que você conhece sua concorrência, decida como você vai se diferenciar aos olhos do seu público-alvo . Talvez você vença seus concorrentes no preço ou na qualidade do produto.
  4. Defina seu orçamento de marketing. Defina todas as despesas associadas ao seu plano de marketing e considere a melhor forma de alocar seu dinheiro entre elas. Você provavelmente precisará de pessoas e ferramentas, além de um orçamento de publicidade. Você também pode alocar produtos gratuitos para influenciadores ou orçamento para estar presente em um evento ao vivo. 
  5. Planeje e comece suas campanhas. Tendo estabelecido um orçamento e um plano de marketing, é hora de planejar e lançar suas campanhas. Dependendo do seu orçamento, você pode diversificar essas campanhas, com um mix de publicidade digital paga (anúncios baseados na web, postagens pagas em redes sociais , marketing de influenciadores), publicidade tradicional (rádio, TV, anúncios impressos, outdoors), venda social ( engajamento de pessoa para pessoa em plataformas de mídia social) e marketing de conteúdo postagens de blog , podcasts, vídeos explicativos). 
  6. Acompanhe os resultados e faça ajustes. Nem todo esforço de marketing é bem-sucedido. Fique de prontidão para ver quais mensagens de marketing chegam – e quais não – e quais canais funcionam melhor. O marketing não é uma proposta do tipo “defina e esqueça”. Requer monitoramento e ajustes contínuos à medida que você aprende mais sobre seu público-alvo , seu consumo de mídia e seus hábitos de consumo.
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3 estratégias de marketing para pequenas empresas

Os profissionais de marketing de pequenas empresas enfrentam desafios que não se aplicam às grandes empresas. Use essas quatro estratégias para navegar pelas águas exclusivas de uma campanha de marketing para pequenas empresas.

  1. Use o marketing de conteúdo para criar tráfego orgânico na web. O marketing de conteúdo requer muito trabalho inicial, mas uma vez que você investe na criação de um ótimo conteúdo, ele pode durar para sempre. Você pode criar seguidores no YouTube criando vídeos genuinamente úteis sobre seu produto ou setor que interessam ao seu público-alvo. Postagens de blog que respondem a perguntas que as pessoas estão pesquisando no Google podem trazer tráfego orgânico de entrada para seu site. 
  2. O boca a boca é seu amigo. Quando você está começando e não tem muitos clientes, chame seus entes queridos para divulgar o que você faz. O marketing boca a boca depende de conversas orgânicas e engajamento com ou sobre sua empresa, como aquelas que acontecem nas mídias sociais (provavelmente seu principal impulsionador do boca a boca) ou aquelas que acontecem em interações da vida real. De acordo com Nielson, 92% dos consumidores confiam nas recomendações de amigos e familiares, então você pode aproveitar isso construindo sua presença nas mídias sociais, iniciando uma campanha de hashtag em torno de sua marca ou fazendo amigos atuarem como embaixadores de sua empresa.
  3. Crie uma imagem unificada para sua marca. Mesmo que você não tenha orçamento para contratar um consultor de marca profissional, ainda pode usar seus recursos internos para criar uma aparência unificada para sua empresa. Isso inclui um logotipo, um esquema de cores, um conjunto de fontes, um slogan e uma descrição fixa para suas ofertas. Além de criar uma aura de profissionalismo, esse processo o ajudará com esforços de marketing integrados , onde o objetivo é ter uma aparência e uma mensagem consistentes em todos os seus canais de marketing.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiz o_para_motores_de_busca

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