Dicas para limpar seus eletrodomésticos de aço inoxidável

A elegância e modernidade que transmitem, além da sua resistência à humidade e às altas temperaturas, tornam este material muito atrativo e prático. No entanto, sua principal desvantagem é que ele fica sujo e arranha apenas ao tocá-lo. Mas o verdadeiro problema não é esse, mas como remover essa sujeira, pois às vezes pode ser difícil de remover.  É por isso que neste artigo falaremos sobre truques para eliminar mais facilmente, mas não comprando produtos especiais, mas com produtos caseiros que você certamente terá em casa.

Produtos domésticos para limpar aparelhos de aço inoxidável

Para garantir que a cozinha dos seus sonhos mantenha seu brilho e pareça nova pelo maior tempo possível, gostaríamos de dar algumas dicas para limpeza e cuidados adequados abaixo, diz a equipe especialista em serviços terceirizados https://prismaadm.com.br.

Vinagre

O vinagre, especificamente o vinagre branco destilado, não é apenas ideal para dar sabor aos alimentos, mas também para limpar manchas de gordura em seus eletrodomésticos e em quase todas as nossas cozinhas. Só precisaremos misturá-lo com água e mergulhá-lo com um pano macio. 

Uma vez que o pano tenha sido passado sobre as manchas a serem limpas, vamos secar a área com papel de cozinha ou outro pano que não esteja molhado.

água e sabão

Para limpar as impressões digitais e pequenas manchas superficiais, precisamos apenas de um pano de microfibra cheio de água e sabão. Este tipo de pano não deixa fios ou qualquer outro tipo de resíduo.  

Se a sujeira permanecer lá, adicione algumas gotas de amônia a ela. Independentemente da mistura utilizada, deve-se enxaguar e secar o pano para não danificar o aparelho elétrico.

Bicarbonato de Sódio

Sem dúvida, o bicarbonato de sódio é um dos melhores produtos de limpeza que existem. Limpa com eficácia qualquer superfície sem danificá-la e é ecológico, pois é biodegradável e não apresenta nenhum tipo de toxicidade. Portanto, é um ótimo recurso para limpar nosso eletrodoméstico sem muito esforço.

Para realizar nossa limpeza, devemos borrifar o bicarbonato na área manchada e, com uma esponja úmida, esfregá-la até que a sujeira desapareça. Assim que o aparelho estiver limpo, procederemos ao enxaguamento do aparelho.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Precauções ao limpar aparelhos de aço inoxidável

  • Não use esponjas de aço ou outros tipos de panos abrasivos.
  • Não limpe com produtos que contenham cloro ou similares.
  • Não use limpadores de forno.
  • Ao limpar com o pano, mova-o apenas em uma direção.
  • Tenha em mente que existem vários tipos de aço inoxidável no mercado, por isso é aconselhável experimentar para ver qual produto funciona melhor para o seu equipamento.

Por que o vinagre funciona

O vinagre contém um ácido suave, chamado ácido acético. Ele corta o óleo deixado pelos dedos, em vez de espalhá-lo como muitos outros produtos de limpeza. Como o vinagre normalmente pode cortar a gordura e a sujeira, você pode economizar sua graxa de cotovelo para outro trabalho. O vinagre é barato e não contém produtos químicos agressivos, como muitos produtos de limpeza comerciais. O vinagre é usado como um limpador eficaz para aço inoxidável, bem como para lidar com problemas difíceis (como odores) em sua roupa, pois oferece os seguintes benefícios:

  • Ele higieniza.
  • Ele corta a gordura.
  • É não abrasivo.
  • É seguro em torno de crianças, animais de estimação e alimentos.

Embora o vinagre possa não cheirar tão bem quanto alguns produtos de limpeza comerciais, não se preocupe – esse cheiro não ficará por muito tempo. O cheiro pungente é devido ao ácido acético. O odor geralmente se dissolve no ar em poucos minutos. Se o cheiro persistir após a limpeza, você sempre pode usar um ventilador para dissipar ainda mais o odor de vinagre ou abrir uma janela para fluxo de ar extra.

Considerações de segurança

Como o vinagre é bom, eficaz e barato para usar como limpador de aço inoxidável, você ainda deve tomar algumas precauções antes de colocá-lo em uso em sua cozinha. Por exemplo, nunca use vinagre em pedra, rejunte ou madeira porque sua acidez pode causar danos a essas superfícies. Aqui estão outras considerações importantes de segurança ao usar vinagre:

  • Não reutilize garrafas vazias de limpador. Compre uma nova garrafa para usar no spray de vinagre. O vinagre é um ácido e você não quer misturá-lo com produtos químicos desconhecidos de outros produtos.
  • Rotule o frasco de spray para que todos em sua casa saibam o que está dentro.
  • Evite colocar vinagre perto ou em seus olhos.
  • Não deixe o vinagre na pele por períodos prolongados.
  • Mantenha o vinagre fora do alcance das crianças. É ácido e pode queimar ou irritar o sistema digestivo ou a pele de uma criança.
  • Teste o vinagre em uma área pequena e discreta de aço inoxidável antes de usá-lo em toda a superfície.
Fonte de reprodução: Adobe Stock

Mais dicas para limpar a geladeira, pratos e outros inox

Para proteger seus aparelhos de aço inoxidável, siga estas dicas essenciais para manutenção diária e limpeza profunda.

Limpe sempre o aço inoxidável na direção do desenho

Assim como os móveis de madeira, o aço inoxidável tem um senso de design. Limpe sempre ao longo das linhas do aço inoxidável para soltar e remover toda a sujeira dos interstícios. 

Ir contra a corrente pode resultar em uma limpeza menos eficiente e pode até arranhar o aço. Para saber a direção do grão do aparelho, basta esfregar vertical e horizontalmente com um pano macio. Se você sentir uma leve resistência, significa que você está esfregando na direção oposta.

Devolva o brilho aos seus aparelhos de aço inoxidável

Use óleo de limão para dar um super brilho às superfícies de aço inoxidável. Para isso basta colocar algumas gotas de óleo em um pano limpo e esfregá-lo na superfície.  Se você não encontrar óleo de limão barato , pode usar azeite de oliva como substituto. Tente dar aos seus aparelhos de aço inoxidável este tratamento com óleo uma vez por mês. 

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Limpe suas superfícies de aço inoxidável regularmente para evitar manchas difíceis

Manchas antigas e manchas de água são mais difíceis de remover. Evite-os com a limpeza frequente do aparelho de aço inoxidável.  Recomendamos limpar com um pano de microfibra umedecido com água quente todos os dias. Uma vez por semana, você pode limpar um pouco mais o aço inoxidável, por exemplo, com um limpador à base de óleo e polir para aço inoxidável.  Essa rotina regular é a garantia de que você não terá que lidar com manchas persistentes em seu aço inoxidável mais tarde.

Agora que você sabe como limpar aparelhos de aço inoxidável, não precisa mais se preocupar com impressões digitais.  Com uma rotina adequada, um mínimo de graxa de cotovelo e ingredientes domésticos básicos (vinagre e bicarbonato de sódio, pano de microfibra), você pode garantir uma manutenção ideal para seus aparelhos de aço inoxidável. 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Limpeza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.