COMO TESTAR UMA BATERIA DE CARRO

As baterias de carro podem ser testadas em casa ou em uma oficina automotiva com um multímetro. Ou, se você gosta de um mecânico de bricolage, pode comprar um multímetro online por cerca de US $ 10 e testar sua bateria em casa. Como testar a bateria do seu carro com um multímetro? 

Defina o multímetro para 15-20 volts, conecte o multímetro aos terminais positivo e negativo da bateria e leia a tensão. O manual do proprietário lhe dará uma compreensão mais clara de onde a voltagem da bateria deve estar, mas na maioria dos casos, você está procurando aproximadamente 12,6 volts. Uma bateria pode precisar ser substituída se seus volts sugerirem que ela está com defeito. 

À medida que a bateria envelhece, ela perde a capacidade de manter uma carga elétrica. Uma bateria velha pode causar alguns problemas identificáveis, especialmente quando você está ligando o carro. Se a bateria não estiver acabando, mas você estiver preocupado com a duração da bateria, procure o som de um motor preguiçoso – o que significa que leva mais tempo para ligar quando você está ligando o veículo – ou luzes do teto piscando quando você está partida do seu veículo. Se você ouvir ou notar esses sinais, é uma indicação clara de que sua bateria está enfraquecendo e que pode ser hora de uma nova. Considere testar a bateria para obter uma resposta definitiva.

Neste guia, mostraremos como trocar as baterias do carro e o que você deve prestar atenção ao fazê-lo, diz a equipe Forte baterias em seu site: https://fortebaterias.com.br/site.

COMO ESCOLHER A BATERIA DE CARRO CERTA

A bateria do seu carro é uma das partes mais críticas do seu sistema elétrico, portanto, é essencial obter a substituição correta da bateria. Mas as baterias dos carros não são universais, e escolher a certa pode ser confuso. Então, o que você deve procurar quando é hora de substituir sua bateria?

Primeiro , sua bateria precisa caber fisicamente na bandeja de bateria do seu carro. As baterias podem variar em tamanho! Consulte o manual do proprietário para obter orientação sobre o tamanho da bateria. 

Em segundo lugar , você quer ter certeza de que está escolhendo uma bateria que seja poderosa o suficiente para o seu veículo. Consulte o manual do proprietário e veja o que ele sugere é o número certo de amperes de partida (a quantidade de energia necessária para ligar o motor do seu veículo) e escolha uma bateria que se encaixe nesses parâmetros. 

Terceiro , talvez seja necessário considerar os amplificadores de partida a frio ou a quantidade de energia necessária para ligar o motor em temperaturas congelantes. Isso é especialmente importante se você mora em um clima mais frio. Pode fazer a diferença entre o seu carro morrer ou dar partida em um dia frio de inverno.

Por fim , você precisará decidir se uma bateria com necessidade de manutenção ou sem manutenção é a melhor opção para você. Enquanto uma bateria de carro com necessidade de manutenção, que requer monitoramento regular de eletrólitos e recargas, é mais barata no front-end, as baterias sem manutenção são muito mais fáceis e não precisam de muita atenção. Certifique-se de estar pronto para o compromisso se decidir economizar dinheiro e optar pela opção mais barata.

COMO SUBSTITUIR UMA BATERIA DE CARRO MORTA

Embora você sempre possa substituir a bateria em uma oficina de automóveis, substituir uma bateria de carro descarregada é algo que você pode fazer facilmente em casa. Se você decidir seguir a rota DIY, há algumas coisas que você deve ter em mente. 

Primeiro , sempre verifique o manual do proprietário para quaisquer precauções de segurança que possam estar listadas. 

Em segundo lugar , sempre use luvas e proteção para os olhos, pois o ácido da bateria pode ser bastante prejudicial à pele. 

Terceiro , sempre desconecte o terminal negativo da bateria antes do positivo. 

Quarto , nunca toque uma ferramenta de metal nos terminais ou terminais da bateria. 

Finalmente , tome cuidado para não provocar faíscas tanto da bateria quanto ao redor da bateria. 

Com essas dicas de segurança em mente, veja como substituir uma bateria de carro descarregada:

1. CERTIFIQUE-SE DE QUE SEU MOTOR NÃO ESTÁ FUNCIONANDO

Isso pode parecer óbvio, mas é um primeiro passo importante. Estacione o veículo e desligue o motor.

2. RETIRE O NEGATIVO

Usando uma chave inglesa ou um alicate especial para bateria, desconecte o cabo negativo da bateria soltando a porca. Se houver muita corrosão que dificulta isso, você pode limpá-la com uma solução de bicarbonato de sódio e água ou com um pouco de lubrificante seguro para automóveis.

Uma vez que o hardware do cabo negativo esteja solto, remova o cabo torcendo e puxando suavemente. Você também pode usar uma ferramenta de extração de terminal de bateria – encontrada a preços acessíveis em uma loja de autopeças – para ajudar a retirá-la e retirá-la. Tenha cuidado porque você não quer quebrar o terminal da bateria.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

3. RETIRE O POSITIVO

Repita o processo de desconectar o cabo negativo do cabo positivo para desconectá-lo também. Seu terminal positivo pode estar sob um capuz de plástico vermelho que irá virar para trás para permitir que a porca seja afrouxada e o cabo seja removido. Se o seu carro não tiver cabos codificados por cores, vale a pena sinalizar o cabo positivo com um pedaço de fita ou um laço de torção.

4. RETIRE O BRAÇO DA BATERIA

O grampo da bateria mantém a bateria no lugar. Desaperte-o com uma chave inglesa ou soquete para movê-lo para fora do caminho. Frequentemente, a braçadeira da bateria será composta por três peças que estão conectadas, mas independentemente móveis. Portanto, se o grampo parecer preso no início, tente mover os braços laterais do grampo para cima e para baixo para removê-los da bandeja da bateria na parte inferior. Assim que estiverem livres, todo o grampo sairá rapidamente.

5. RETIRE A BATERIA MORTA

Tenha um local nivelado e seco para colocar a bateria antiga antes de levantá-la do carro. Remova a bateria descarregada e prepare o espaço que ela deixa para a nova bateria. Como você prepara o espaço?

6. LIMPE QUALQUER CORROSÃO OU RESÍDUO

Limpe a bandeja, os polos da bateria ou o conector da bateria com uma solução de bicarbonato de sódio ou lubrificante próprio para automóveis e um pano limpo ou escova de aço. Se houver muita corrosão e depósitos no hardware e na bandeja, pode ser necessário utilizar uma solução de limpeza de bateria.

7. INSTALE A NOVA BATERIA

Coloque a nova bateria no espaço vazio e certifique-se de que esteja bem encaixada na bandeja. Prenda o grampo – novamente, movendo os braços laterais independentemente no lugar – e aperte-o para que a bateria não se mova ou se mova em sua nova casa.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

8. ANEXAR O POSITIVO

Encaixe o cabo positivo recém-limpo no polo positivo da bateria e aperte o hardware para que não haja movimento.

9. ANEXAR O NEGATIVO

Repita o processo de conectar o cabo positivo no cabo negativo para reconectá-lo também. Certifique-se de que as conexões estejam limpas e que a montagem final não se mova.

10. VERIFIQUE TODAS AS CONEXÕES

Você quer ter certeza de que os terminais estão apertados contra os postes para uma boa conexão. Se você conseguir mexer os cabos, aperte-os mais. Cabos de bateria soltos podem causar problemas na partida do carro, baixa tensão ou luzes piscando.

Fonte: https://www.moura.com.br/blog/baterias-automotivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.