Como se inscrever em concursos públicos

O processo de licitação é altamente estruturado e, por isso, entender as etapas envolvidas é importante para quem busca oportunidades de compras.

As candidaturas a concurso público bem-sucedidas seguem esta série específica de etapas:

  • Identifique uma oportunidade relevante
  • Certifique-se de que pode cumprir os requisitos do concurso
  • Manifestar interesse ao comprador
  • Preencha o Questionário de Pré-Qualificação (PQQ)
  • O edital de licitação (ITT) é emitido
  • Enviar resposta completa da proposta

Encontrar uma proposta relevante para o seu negócio é muitas vezes a parte mais difícil do processo de pesquisa. Depois de encontrar a oportunidade certa, recomendamos que você comece a responder ao concurso imediatamente. Diz a equipe Gazeta Mineira.

O processo de licitação pode ser extremamente complexo; portanto, é vital que você tenha tempo suficiente para preparar, redigir e verificar sua inscrição – deixá-la para a última hora não fará nenhum favor ao seu negócio. Saiba mais sobre como se candidatar a concursos públicos.

Identifique oportunidades relevantes

O primeiro passo é identificar oportunidades relevantes e descrevemos aqui como encontrar concursos públicos.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Certifique-se de que pode cumprir os requisitos do concurso

Depois de identificar uma oportunidade relevante, o próximo passo é ler completamente a especificação e garantir que sua organização possa atender aos requisitos da licitação.

O Ultimate Guide da BiP Solutions para vencer licitações públicas faz um excelente trabalho ao resumir as perguntas e considerações sobre as quais você deve pensar nesta fase do processo, que pode incluir:

• Minha organização atende ou excede as habilidades técnicas e experiência exigidas?
• O trabalho está de acordo com a estratégia e posicionamento da minha organização?
• Minha organização pode dispor do tempo e dos recursos necessários para concorrer, mesmo que não ganhemos?
• Preste atenção aos critérios de avaliação e pesos que serão usados ​​para pontuar as respostas, que lhe dirão quais elementos são mais importantes para o comprador e o que eles avaliarão.
• Certifique-se de que sua proposta seja para o que o comprador deseja, não para o que você deseja entregar ou fornecer anteriormente.

Manifestar interesse ao comprador

Depois de encontrar uma oportunidade e ter certeza de que sua organização pode cumprir os termos do contrato, a próxima etapa é mostrar ao comprador que você está interessado. Isso envolve uma resposta formal ao comprador, conhecida como ‘manifestação de interesse’.

Esta etapa é direta e envolve simplesmente entrar em contato com a autoridade de compra e solicitar a documentação completa ou baixá-la você mesmo, se estiver disponível eletronicamente.

Se a sua oportunidade utilizar o concurso público de fase única, ser-lhe-á pedido que apresente uma proposta completa neste momento. No entanto, para a grande maioria das oportunidades, os compradores usam o procedimento restrito ou procedimento equivalente em duas etapas para reduzir o número de candidatos antes da fase de licitação. Depois de ter a documentação, você passará para a próxima etapa do processo.

Questionário de pré-qualificação

A próxima etapa do processo é preparar sua resposta. Você já está ciente de quais são os requisitos, depois de ler atentamente o edital e garantir que sua organização possa cumpri-los.

Nesta etapa, o comprador enviará um Questionário de Seleção/Questionário de Pré-Qualificação (PQQ) para obter mais informações que possam auxiliar no processo de seleção. Para agilizar o processo, o Governo divulgou um documento do Questionário de Seleção Padronizado (SQ), que está disponível para consulta aqui.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Convite para concurso

Depois que o PQQ for recebido, ele será avaliado, avaliado e pontuado pela autoridade de compra em relação aos seus critérios de pontuação ponderados. Você saberá quais são esses critérios com antecedência. Certifique-se de considerar as ponderações atribuídas a cada seção ao preparar sua resposta.

Se você for bem-sucedido nesta fase, entrará na lista de compradores. Você receberá um Convite para Licitação (ITT), que é uma notificação formal de uma organização que convida um fornecedor a enviar uma resposta completa da proposta.

Como enviar sua resposta de licitação

Você passou pelas etapas iniciais do processo de aquisição – desde encontrar um contrato de interesse, identificar sua capacidade de cumprir esse trabalho, até expressar um interesse. A autoridade de compra avaliou sua solicitação e concordou que você tem os recursos para cumprir os requisitos do contrato e convida você a apresentar uma proposta. Agora vem a etapa final e mais importante do processo – enviar sua resposta de proposta.

Escrever e enviar sua resposta completa da proposta é onde o contrato é ganho ou perdido, portanto, certifique-se de que sua organização invista o tempo e os recursos necessários para garantir que seja o melhor possível e se destaque. Considere a criação de uma ‘equipe de licitação’ composta por um membro da equipe de cada departamento relevante para ajudá-lo a criar uma licitação completa e abrangente. Não tenha vergonha de se vender e explique os benefícios da sua oferta da forma mais clara e simples possível. Após o recebimento, sua proposta será avaliada pela organização compradora para decidir se você é o mais adequado para fornecer os serviços necessários.

Passo a passo para se candidatar a licitações

Há uma série de etapas que precisam ser seguidas ao longo do processo de inscrição; para ter sucesso é importante que você marque todas as caixas.

Comece com nossa lista passo a passo abaixo:

O concurso é para você?

Não adianta se candidatar a um concurso que não seja relevante para o seu negócio.
Antes de gastar tempo preparando e escrevendo sua proposta, pergunte-se: “Posso cumprir os requisitos da licitação?”. Existem muitos elementos que sua empresa deve considerar para isso:

• as habilidades técnicas e a experiência necessárias
• a estratégia e o posicionamento descritos no caderno de encargos
• o tempo e os recursos necessários para licitar
• os critérios de avaliação e ponderações que serão usados ​​para pontuar as respostas

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Expressão de interesse

Se sua empresa pode cumprir os termos do contrato, é hora de começar. Qualquer licitação de negócios com o setor público deve enviar uma resposta formal ao comprador. Isso é chamado de ‘manifestação de interesse’.

Esta etapa é direta. No passado, um fornecedor entraria em contato com a autoridade de compra para solicitar a documentação completa; hoje em dia isso deve estar disponível para download eletronicamente. Depois que sua empresa tiver essa documentação, você poderá passar para a próxima etapa.

Fonte: https://www.gazetamineira.com.br/brasil/concurso-para-censo-2022-do-ibge-tem-resultado-divulgado-hoje-20/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.