Como cuidar de seus dentes quando você tem aparelho

Você pode achar desconfortável e inconveniente no começo, mas mesmo assim, você deve continuar mantendo bons hábitos odontológicos e manter uma excelente higiene bucal.

Então você voltou do ortodontista com um aparelho. Você pode achar desconfortável e inconveniente no começo, mas mesmo assim, você deve continuar mantendo bons hábitos odontológicos e manter uma excelente higiene bucal. Afinal, você decidiu usar aparelho para um sorriso melhor, então por que desfazer todo esse trabalho duro com maus hábitos dentários?
Como você sabe, usar aparelho era inofensivo! A aplicação dos braquetes nos dentes foi fácil e indolor. Nos próximos dias, você pode sentir um pouco de desconforto à medida que seus dentes, bochechas e lábios se acostumam com seus novos aparelhos. Isso é esperado e prometemos que não vai durar para sempre! Uma coisa a lembrar, a cera é sua amiga! Não saia de casa sem ele. Se suas bochechas estiverem sensíveis, coloque um pouco de cera nos suportes que causam a irritação. Além disso, analgésicos de venda livre, como ibuprofeno ou Tylenol, podem ser tomados conforme indicado em combinação com um regime rigoroso de lavagens com água salgada para aliviar a dor. Aqui na https://ortho3dbr.com.br você encontra o Plano Dental que oferece limpeza, restauração, tratamentos de gengiva e muito mais.

Mantenha uma excelente higiene bucal quando você usa aparelho

Existem muitos tipos diferentes de aparelhos no mercado: aparelhos metálicos tradicionais, aparelhos cerâmicos, aparelhos linguais e alinhadores removíveis. Não importa que tipo de aparelho você tenha, você precisará se esforçar um pouco mais em seus hábitos dentários do que outros que não o fazem. Você pode precisar de algum tempo para se acostumar com o trabalho extra, mas não se preocupe, você pode fazê-lo com um pouco de paciência! Aqui está o que você precisa fazer para cuidar de seus dentes quando você usa aparelho.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Escovar os dentes

Sabemos que os dentistas recomendam que todos escovem pelo menos duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite. No entanto, quando você usa aparelho, é recomendável escovar os dentes após cada refeição. Isso ocorre porque os aparelhos tendem a acumular placa e pequenas partículas de alimentos, o que, por sua vez, pode levar a uma infinidade de problemas dentários. É melhor escovar após cada refeição (mesmo lanches) para garantir que seus dentes e aparelho estejam livres de resíduos de alimentos.

Use pinceladas curtas e lembre-se de escovar ao redor da superfície (dentro, fora e na superfície de mastigação) de cada dente. Você também deve escovar as gengivas logo acima do aparelho, em movimentos circulares suavemente e em um ângulo de 45 graus em direção à gengiva. Você deve prestar atenção extra aos aparelhos com ganchos, pois essas são as áreas com maior probabilidade de prender a placa. A menos que você fique em casa o dia todo, isso significa que você precisará levar sua escova e pasta de dentes para o trabalho ou escola. Se você esqueceu de trazê-los para fora durante o dia, enxágue bem a boca com água.

Escolhendo uma escova de dentes e creme dental

Você não precisa comprar uma escova de dentes elétrica; qualquer escova de dentes com cerdas redondas macias fará o trabalho. Mas se você preferir uma escova de dentes elétrica e sentir que ela irá encorajá-lo a escovar os dentes após cada refeição, seria preferível uma com uma cabeça oscilante redonda.

Recomenda-se pasta de dente com flúor acima de 1000 ppm. O flúor ajuda a prevenir cáries, fortalecendo a superfície do esmalte e inibe o crescimento bacteriano da placa. Se você tem dentes ou gengivas sensíveis, você pode procurar um creme dental com ingredientes dessensibilizantes extras.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Enxaguar com enxaguante bucal

Nós falamos sobre os benefícios do flúor anteriormente, então encontre um enxaguante bucal com flúor também. Enxágue a boca após a escovação com um enxaguante bucal com flúor por cerca de um minuto para ajudar a prevenir cáries. Você deve fazer isso pelo menos uma vez por dia à noite. Não há necessidade de usar enxaguante bucal após cada refeição.

Uso do fio dental

Usar fio dental com aparelho é possível! Na verdade, existem alguns produtos de uso do fio dental no mercado que são especificamente destinados a pessoas com aparelho. Seu dentista também pode recomendar certos produtos.

Você pode usar um fio dental normal com ou sem um passador de fio, um superfloss ou uma escova interdental (interproximal). Um fio dental encerado pode ser menos propenso a prender em seu aparelho. Existem também escovas interespaciais projetadas para limpar espaços maiores e podem ajudar nas áreas de difícil acesso.

Você deve usar fio dental uma vez por dia para se livrar de quaisquer partículas de comida presas entre os dentes ou na fiação do aparelho. Não use muita força e passe o fio dental suavemente e com cuidado entre os dentes. Você também pode consultar as instruções se tiver comprado um produto de fio dental destinado ao uso com aparelho ortodôntico.

Torne mais fácil com a comida certa

Se você quiser facilitar seu atendimento odontológico, evite certos tipos de alimentos. Alimentos pegajosos, mastigáveis ​​ou duros, como caramelos, pipoca ou nozes, podem facilmente grudar no aparelho e se tornar muito difíceis de remover.

Para itens crocantes, saudáveis ​​e deliciosos, como maçãs e cenouras, você deve cortá-los em pedaços menores e pequenos para evitar danos aos fios. Não há necessidade de evitar comê-los completamente.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Precisa de mais ajuda?

Se você não tiver certeza, consulte seu dentista em sua próxima visita e peça ao seu dentista para lhe mostrar como você deve cuidar adequadamente de seus dentes. Melhor ainda, confira este excelente vídeo agora para uma demonstração adequada de como cuidar de seus dentes quando você usa aparelho.

DICAS DE ESCOVAÇÃO

  • Use uma escova de dentes de cerdas macias
  • Use uma pequena quantidade de pasta de dente
  • Use movimentos circulares ao redor da linha da gengiva por cerca de 10 segundos em cada dente
  • Escove cada dente lentamente, certificando-se de contornar seus suportes
  • Escove os dentes inferiores para cima e os dentes superiores para baixo
  • Não se esqueça de escovar a língua e o céu da boca!

O uso do fio dental é uma obrigação, mas pode ser um pouco complicado no começo. Garantiremos que você saiba exatamente como usar fio dental com aparelho antes de sair do nosso escritório. Enfiadores de fio dental e waterpiks podem ser úteis!

DICAS DE USO DO FIO DENTAL

  • Puxe cuidadosamente o fio dental encerado entre o fio e o aparelho
  • Passe o fio dental com cuidado ao redor do aparelho
  • Passe o fio dental cuidadosamente ao redor da área da gengiva
  • Passe fio dental ao redor de cada dente

FONTE: https://querobolsa.com.br/carreiras-e-profissoes/dentista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.