Carreiras de contador

Os contadores investigam relatórios financeiros e preparam documentos fiscais. As carreiras contábeis abrangem caminhos e setores variados. Os contadores podem trabalhar como balconistas, gerentes, contadores forenses e auditores. Eles também podem avançar para cargos executivos de alto nível.

Muitos contadores trabalham na preparação de impostos, contabilidade e serviços de folha de pagamento. Outros trabalham em finanças, seguros e governo. Os contadores podem trabalhar para grandes empresas, em pequenas empresas ou como profissionais autônomos.

Aqueles que consideram uma carreira em contabilidade podem escolher o campo por suas vastas opções. Os contadores trabalham em muitos setores e desfrutam de uma demanda constante em todo o país.

Contabilistas precisam de um diploma de bacharel para começar a trabalhar no campo. Alguns decidem obter licença de contador público certificado (CPA) para aumentar sua empregabilidade. A obtenção de credenciais de CPA geralmente envolve cursos universitários adicionais.

Nesta página, os leitores podem explorar as tarefas diárias exigidas de um contador. Essas seções também abrangem habilidades importantes, detalhes salariais e possíveis trajetórias de carreira em contabilidade. Esta página funciona como um hub para todas as carreiras e especializações contábeis no site.

Uma consequência é que mais empresas optam por terceirizar suas funções contábeis em 2020 e 2021, de acordo com o Finanças Online, diz a equipe de contabilidade em seu site: https://contabilidaderevisa.com.br.

Deveres do contador

Os contadores preparam e monitoram os registros financeiros de suas organizações. Eles calculam fluxo de caixa, despesas e obrigações fiscais. Eles também podem supervisionar a folha de pagamento e lidar com os processos de cobrança. Os contadores trabalham com outros gerentes, relatando regularmente a situação financeira de suas empresas. Eles geralmente avaliam o desempenho financeiro e fazem sugestões de melhoria.

As tarefas de contabilidade frequentes incluem:

  • Preparação de impostos: os contadores determinam quanto uma empresa deve em impostos federais, estaduais e locais. Eles observam os prazos dos impostos, preparam a documentação necessária e garantem que a empresa pague em dia.
  • Manutenção de registros: os contadores rastreiam o dinheiro que entra e sai de sua organização. Eles avaliam itens como fluxo de caixa e dívida, garantindo que a empresa mantenha registros precisos e adequados. Eles também mantêm sistemas de informação para dados financeiros.
  • Avaliação de risco: os empregadores confiam nos contadores para relatar quaisquer riscos financeiros. Os gerentes envolvem contadores ao considerar novos projetos. Os contadores também podem estimar os riscos associados a erros nas demonstrações financeiras.
  • Auditoria Interna: Quando os contadores realizam uma auditoria interna, eles examinam detalhadamente os registros financeiros de sua empresa. Eles usam esses dados para sugerir processos financeiros mais eficientes. Eles também procuram por fraudes.
  • Transações financeiras: os profissionais de contabilidade geralmente administram a folha de pagamento, pagam fornecedores, comunicam sobre problemas de cobrança e cobram pagamentos.
Fonte de reprodução: Adobe Stock

O que é um Contador?

Um contador desempenha um papel muito importante em uma organização , independentemente de ser uma empresa multinacional ou uma pequena empresa nacional. As entradas e saídas de dinheiro da empresa são acompanhadas de perto pelo contador, que também garante que todas as movimentações financeiras sejam lícitas, corretas e que tenham passado pelos canais adequados. Eles trabalham em estreita colaboração com os guarda -livros para garantir que as demonstrações financeiras da empresa estejam em ordem.

Além disso, um contador também pode optar por trabalhar para pessoas físicas e cuidar de questões relacionadas a dinheiro, declaração de impostos e classificação de declarações fiscais . Para saber mais sobre carreiras contábeis, confira nossos recursos de carreira , que incluem perguntas comuns em entrevistas para contadores .

Contador x Auditor

É comum encontrar pessoas que não são contadores nem auditores para conseguir diferenciar os dois. De fato, as duas profissões compartilham muitas semelhanças, mas ambas também apresentam várias diferenças. Vamos discutir alguns desses pontos nos parágrafos seguintes.

Na maioria dos casos, um contador é um funcionário regular de uma empresa ou que foi contratado por uma empresa e busca um emprego de longo prazo. Por outro lado, um auditor pode ter sido contratado por uma empresa de um prestador de serviços em caráter de curto prazo ou projeto para validar ou fundamentar o trabalho realizado pelo contador. Idealmente, um auditor não deve ter nenhuma conexão com a empresa, para evitar preconceitos.

Em relação ao ponto anterior, o auditor não precisa de um espaço permanente no prédio de escritórios da empresa que o contratou, pois precisará se deslocar de departamento em departamento. O contrário vale para o contador que mantém escritório próprio, com outros contadores na equipe.
É responsabilidade do contador verificar diariamente as finanças da empresa e elaborar relatórios financeiros ao final do ano para relatar à administração a real situação financeira da empresa e determinar seus pontos fortes e fracos. O auditor, por outro lado, tem a tarefa de garantir que esses números sejam razoavelmente precisos.

A contratação de um auditor de empresa é necessária para empresas públicas ou empresas privadas com interesses de terceiros (ou seja, obrigações de dívida) que exija que sejam submetidas a uma auditoria. É opcional para empresas privadas. O seu trabalho é regulado pelas normas de auditoria, enquanto o dos contabilistas é regulado pelas normas internacionais de contabilidade .

Contador x Escriturário

Novamente, os dois termos são frequentemente confundidos, mas suas diferenças são claras. Um contador é a chave para um negócio de sucesso porque ele ou ela faz as seguintes tarefas:

Faz um registro de todas as transações financeiras realizadas por uma empresa todos os dias. É seu trabalho processar recibos, faturas e pagamentos, e certificar-se de que tudo esteja listado.
Faz um registro de todas as contas a receber e contas a pagar ou, em palavras mais simples, o dinheiro que vai para pagar os credores e o dinheiro que vem dos devedores. Por exemplo, um cliente que deve à empresa um valor específico a cada mês durante seis meses pode ser colocado em contas a receber.
Processa a folha de pagamento. É trabalho do contador manter a folha de pagamento e garantir que cada funcionário receba o valor exato que lhe é devido. Acompanha diariamente o dinheiro da empresa, incluindo todas as despesas que ela faz, bem como seus ganhos. Os dados são muito importantes porque, quando compilados em relatórios, eles descrevem a saúde fiscal da empresa, e erros podem levar a relatórios ruins e decisões erradas.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Responsabilidades de um contador

As responsabilidades de um contador são inúmeras, e algumas delas podem se sobrepor às do contador. Em poucas palavras, o contador entende e interpreta a saúde financeira de uma empresa através da combinação de seu conhecimento de números e princípios contábeis.

Os contadores analisam as perdas e os lucros da empresa e apresentam os números de forma detalhada para permitir que a administração saiba como a organização está se saindo.
Eles lidam e cooperam com os auditores na realização de auditorias da empresa, fornecendo-lhes os números e informações necessários.

Os contadores revisam os orçamentos, especialmente no final do ano fiscal, e certificam-se de que as despesas não esgotarão os cofres da organização. Eles garantem que os gastos da empresa estejam sob controle.

Eles gerenciam a guarda e a inserção dos dados financeiros da empresa em seus sistemas. Qualquer pequena alteração em relação ao original pode comprometer a situação financeira de toda a empresa.
Eles recomendam e aplicam o uso de um software de contabilidade eficiente e seguro que apoiará a coleta e guarda de dados financeiros e a criação de relatórios financeiros.
Um contador normalmente ocupa uma posição abaixo do contador da empresa e se reporta ao contador.

Como se tornar um contador

Existe uma diferença entre ser um contabilista e um Revisor Oficial de Contas. Embora ambos exijam um diploma de bacharel em Contabilidade, um contador ainda não obteve a licença estadual ou certificação para contadores, mas ainda pode realizar tarefas contábeis, como preparar demonstrações financeiras e declarações fiscais.

Por outro lado, o Certified Public Accountant foi licenciado pelo estado, passou no exame CPA e completou um número necessário de horas de aprendizagem sob um CPA.

Dependendo do país, as pessoas que desejam se tornar contadores precisam dedicar horas adicionais à contabilidade financeira, auditoria, relatórios financeiros e impostos. Certas empresas também exigem que seus contadores obtenham um Mestrado em Contabilidade.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.