Apaixonado por Marketing? Veja como iniciar sua carreira em marketing

Quem não é apaixonado pelo marketing? É criativo, inovador, aspirante e próspero. Existem inúmeras oportunidades em marketing que estão espalhadas por vários campos, como Relações Públicas (RP), branding, promoções e outros. Portanto, se você deseja iniciar sua carreira em marketing, considere seguir estas etapas.

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O QUE FAZ UM CONSULTOR DE MARKETING DIGITAL?

Passos para iniciar sua carreira em marketing

1. Escolha sua especialização

Como o marketing é um campo vasto, existem várias oportunidades de trabalho em marketing em cada especialização. Você pode escolher sua especialização entre as seguintes opções:

● Redação e criação de conteúdo
● Mídias sociais
● Otimização para mecanismos de busca e marketing para mecanismos de busca
● Publicidade
● Relações públicas (RP)
● Branding
● Email marketing
● Vídeo marketing
● Análise de dados

2. Verifique os Requisitos do Trabalho

Depois de escolher sua especialização, comece a encontrar empregos correspondentes a ela. Você pode pesquisar vagas de marketing online em portais como LinkedIn, Naukri.com, Monster.com, entre outros. Verificar oportunidades de emprego é uma boa maneira de iniciar sua carreira de marketing. Aqui estão algumas habilidades de marketing importantes que os gerentes de contratação procuram nos profissionais de marketing.

● Excelente comunicação
● Conhecimento de excel e ótimo em organização
● Atualizado sobre novas tendências
● Solucionador de problemas
● Adaptável e colaborativo

3. Construa seu portfólio

Construir um portfólio é muito útil para mostrar suas habilidades de marketing. Um portfólio deve conter seus trabalhos anteriores, que podem ser anexados ao currículo, o que, por sua vez, aprimorará seu currículo e aumentará suas chances de conseguir um emprego na área de marketing.

Por exemplo, você está interessado em desenvolver uma carreira em redação. Em seguida, adicione amostras de seu trabalho anterior que demonstrem suas habilidades. Isso irá provar suas habilidades de marketing e impressionar o empregador.

4. Faça cursos de certificação

Graduar-se em marketing não é suficiente para conseguir um emprego em marketing. Portanto, faça um certificado ou curso de curta duração que corresponda à sua especialização. Esses cursos oferecem um conhecimento aprofundado sobre o campo e dão exemplos práticos, o que prepara você para o mundo real. Por exemplo, se você deseja se especializar em relações públicas, deve fazer um curso online que lhe dê um conhecimento profundo sobre o campo.

5. Ganhe experiência

Sempre que você está começando em um novo setor, é importante começar solicitando estágios. Eles preparam você para um emprego em tempo integral. Durante seu estágio, você aprende muitas coisas, desde gerenciamento até multitarefa. Muitas vezes, esses estágios são feitos por um certificado, não por ganho monetário.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Carreiras de Marketing – Tipos de Oportunidades de Emprego

Os profissionais de marketing atuam como um catalisador entre uma empresa e seus clientes. Eles realizam pesquisas de mercado, elaboram estratégias de marketing e executam outras funções para atender às necessidades dos clientes de uma empresa. Portanto, o marketing é uma função importante para empresas de todos os portes. Depois de ser bem versado em diferentes carreiras de marketing, você pode escolher o trabalho correspondente que deseja seguir. Então, aqui estão diferentes oportunidades de trabalho em marketing:

  • Gerentes de marca

Um gerente de marca pode parecer um trabalho glamoroso para muitos, mas é um trabalho que envolve responsabilidade e atenção. Um gerente de marca é responsável por trabalhar com um grupo de pessoas para proteger a marca e garantir que os produtos, serviços, marketing e elementos promocionais ressoem com os clientes atuais e potenciais.

  • Profissional de Comunicação e Relações Públicas

Profissionais de comunicação e relações públicas trabalham em equipe para planejar, desenvolver e implementar estratégias de relações públicas para promover produtos e serviços. Eles geralmente trabalham em estreita colaboração com outros departamentos de marketing, como mídia social e conteúdo, para alcançar os clientes.

  • Profissionais de marketing de conteúdo

Seu principal objetivo é comunicar a mensagem de uma marca ao seu público usando conteúdo. Eles trabalham em estreita colaboração com a equipe de design e pesquisa para criar ideias novas e inovadoras relacionadas ao conteúdo.

  • Profissionais de marketing digital

Esses tipos de profissionais de marketing usam plataformas de mídia social e marketing na internet para promover produtos e serviços. É uma vertical de marketing emergente que está evoluindo e se tornando um sucesso entre as massas. O marketing por e-mail e o marketing por SMS também se enquadram nesse tipo de marketing.

  • Profissionais de marketing de eventos

Esses tipos de profissionais de marketing planejam eventos e ajudam a construir a personalidade de uma marca por meio deles. O marketing de eventos é uma indústria emergente e tem um grande escopo no futuro.

Tipos de carreiras de marketing com base em interesses

Existem muitas opções de carreira em marketing para explorar, dependendo de seus interesses. Separamos alguns deles:

1. Pesquisa

O setor de marketing depende de pesquisas orientadas por dados para elaborar estratégias. Então, se você é apaixonado por pesquisa e tem fortes habilidades como Análise de Dados, Pensamento Crítico e Comunicação, então é mais adequado para você. Neste, seus papéis e responsabilidades como profissional de marketing incluirão em grande parte pesquisas e aspectos relacionados.

2. Estratégia

A estratégia é importante em todas as fases do marketing, seja produto, marca ou conteúdo. Você precisa de habilidades como planejamento, comunicação, pensamento criativo e pensamento analítico para seguir uma carreira em estratégia.

3. Projeto

Logotipos diferenciados, embalagens chamativas são algumas das funções que um profissional de design deve desempenhar. Portanto, se você possui habilidades como atenção aos detalhes, criatividade e estranheza, isso é mais adequado para você. Além de ter as habilidades de design e marketing mencionadas acima, você precisa ser bem versado em softwares como o Adobe Creative Suite.

4. Escrita

As palavras são as ferramentas mais fortes, pois atuam como um meio de comunicação com seu público. Se você assumir o papel de profissional de marketing e redator de conteúdo, será responsável por amplificar a voz da marca por meio do conteúdo. Você precisa ser espirituoso, criativo e envolvente para se destacar neste campo.

5. Eventos

As empresas realizam eventos para aumentar a visibilidade de sua marca e produtos. Portanto, se você possui habilidades como planejamento, organização, orçamento, comunicação e multitarefa, você é o mais adequado para essa função.

6. Sociais

O surgimento da internet levou a um aumento no uso de aplicativos de mídia social. Portanto, se você entende o âmago da questão das mídias sociais e possui habilidades como criatividade, estratégia, planejamento e eloquência, esse papel é ideal para você.

Quais são as funções e responsabilidades do departamento de marketing?

1. Desenvolver estratégias de marketing alinhadas aos objetivos da empresa.
2. Junte-se a outros departamentos para realizar campanhas de mídia sem esforço e envolventes.
3. Analisar dados e relatórios para melhorar os resultados das campanhas.
4. Realizar pesquisas de mercado sobre produtos dos concorrentes
5. Realizar pesquisas de mercado para identificar as demandas do público-alvo.
6. Desenvolver conteúdo para blogs e infográficos para as diferentes plataformas de mídia social.
7. Gerenciar orçamentos de campanhas e anúncios.
8. Monitorar a visibilidade e rentabilidade dos produtos.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Quais são as habilidades necessárias para se tornar um profissional de marketing?

1. Excelentes habilidades de comunicação
2. Boas habilidades de pesquisa
3. Habilidades de resolução de problemas
4. Habilidades analíticas
5. Gerenciamento de mídia social

Empregos de marketing disponíveis na Índia

Até uma década atrás, o marketing não era considerado uma indústria lucrativa. No entanto, hoje a indústria está prosperando e atraindo muitos aspirantes a uma variedade de cargos. Aqui estão alguns dos trabalhos de marketing populares na Índia:

  • Gerente de marketing digital
  • Gerente de marketing de conteúdo
  • Escritores de conteúdo
  • Copiadores
  • Gerente de Inbound Marketing
  • Gerentes de marketing de mídia social
  • Executivos de SEO
  • Vendedores de motores de busca

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiz o_para_motores_de_busca

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