Quando você não tem um grande orçamento, o marketing pode ser um desafio, mas há muito que um pequeno empresário pode fazer para atrair e manter uma base de clientes. O aumento do marketing digital tornou mais fácil para os proprietários de pequenas empresas encontrar uma maneira de criar uma presença e atrair compradores informados.
Antes de sua empresa começar a comercializar um produto , é útil criar uma persona de comprador que você deseja alcançar com seus materiais promocionais. Depois de ter seu cliente ideal, você terá uma grande variedade de métodos de marketing. A maioria delas são táticas de baixo custo ou sem custo (às vezes chamadas de marketing de guerrilha ). Você pode usar diferentes em diferentes estágios de seu ciclo de negócios – ou pode utilizá-los todos de uma vez desde o início de seu negócio.
Considerando isso, vejamos alguns tipos populares de marketing e os benefícios específicos que eles podem trazer para o seu negócio. O marketing digital também vem com uma série de desafios que você deve estar ciente. Diz a equipe Seo BH em seu site: https://www.seobh.org/.
1. Folhetos
Este é o método de bombardeio de tapetes de publicidade barata. Você encontra uma área onde gostaria de fazer negócios e distribui panfletos para todas as caixas de correio ao seu alcance. Seu panfleto deve ser breve e direto ao ponto, destacando os serviços que você oferece ou os produtos que você vende e fornecendo informações de contato. Oferecer uma avaliação gratuita, cupom ou desconto nunca é demais.
2. Cartazes
A maioria dos supermercados, espaços públicos e shoppings oferecem espaço gratuito no quadro de avisos para anúncios e propagandas. Esse método é imprevisível, mas você deve tentar tornar seu pôster razoavelmente visível e ter guias removíveis que os clientes possam apresentar com desconto. Faça com que cada local tenha uma cor diferente para ter uma ideia das guias onde a maioria dos leads está sendo gerada. Se uma área estiver produzindo a maioria de seus leads, você poderá segmentar melhor sua campanha (folhetos, anúncios na mídia local que atendem a essas áreas, chamadas frias etc.)

3. Adições de valor
Adições de valor (ou anúncios de valor) são poderosos argumentos de venda para qualquer produto ou serviço. Na superfície, as adições de valor são muito semelhantes a cupons e avaliações gratuitas, mas visam aumentar a satisfação do cliente e ampliar a distância entre você e a concorrência.
Adições de valor comuns incluem garantias, descontos para clientes recorrentes, cartões de pontos e recompensas por indicação. O fator decisivo para um cliente escolher entre duas lojas semelhantes é aquela que oferece um cartão de pontos ou cartão de cliente preferencial. Você não precisa prometer a lua para agregar valor. Em vez disso, diga algo que o cliente pode não perceber sobre seu produto ou serviço. É importante destacar as adições de valor ao criar seus materiais publicitários.
4. Redes de referência
As redes de referência são inestimáveis para uma empresa, que geralmente inclui referências de clientes, que são incentivadas por meio de descontos ou outras recompensas por referência. No entanto, as redes de referência também incluem referências business-to-business . Se você já se pegou dizendo: “Nós não fazemos/vendemos isso aqui, mas X na mesma rua faz”, você deve ter certeza de que está recebendo uma referência em troca.
Ao lidar com profissões de colarinho branco, essa rede é ainda mais forte. Um advogado encaminha as pessoas para um contador; um contador encaminha as pessoas para um corretor; um planejador financeiro refere-se a um agente imobiliário. Em cada uma dessas situações, a pessoa aposta sua reputação profissional na indicação. Independentemente do seu negócio, certifique-se de criar uma rede de referência que tenha a mesma perspectiva e compromisso com a qualidade que você.
Como nota final sobre redes de referência, lembre-se de que sua concorrência nem sempre é sua inimiga. Se você está ocupado demais para aceitar um emprego, jogue-o no caminho deles. Na maioria das vezes, você encontrará o favor retribuído. Além disso, pode ser ruim para sua reputação se um cliente tiver que esperar muito.

5. Acompanhamentos
A publicidade pode ajudá-lo a conseguir um emprego, mas o que você faz depois de um emprego geralmente pode ser uma ferramenta de marketing muito mais forte. Os questionários de acompanhamento são uma das melhores fontes de feedback sobre o andamento da sua campanha publicitária.
- Por que o cliente escolheu o seu negócio?
- Onde eles ouviram sobre isso?
- Quais outras empresas eles consideraram?
- O que produziu a maior satisfação do cliente?
- Qual foi o menos satisfatório?
Além disso, se o seu trabalho envolve ir ao cliente, certifique-se de colocar um panfleto nas caixas de correio próximas, pois pessoas com necessidades e interesses semelhantes tendem a morar na mesma área.
6. Chamadas frias
Desagradável? Sim. Importante? Sim.
Cold call – seja por telefone ou porta a porta – é um batismo de fogo para muitas pequenas empresas. A chamada fria força você a vender a si mesmo e ao seu negócio. Se as pessoas não puderem comprar você (a pessoa que está falando com elas), elas não comprarão nada de você. Por telefone, você não tem o benefício de um sorriso ou uma conversa cara a cara – um telefone é uma licença para as pessoas serem o mais cáusticas e abruptas possível (todos somos culpados disso uma vez ou outra) . No entanto, o cold call faz você pensar rápido e incentiva a criatividade e a adaptabilidade ao enfrentar clientes em potencial. Uma combinação de batidas antiquadas no pavimento e batidas modernas no teclado fornecerá os melhores resultados para uma pequena empresa que deseja se comercializar.
7. A Internet
É difícil exagerar a importância da internet para a construção de um negócio de sucesso. Os métodos de marketing permaneceram praticamente os mesmos nos últimos 50 anos, exceto pelo nascimento e rápida evolução da internet. Nenhuma empresa (mesmo um café local) deve ficar sem, no mínimo, um site com detalhes vitais, como localização e horário. Você precisa de um ponto de acesso para todos que pesquisam primeiro no Google quando desejam tomar uma decisão de compra.

A linha inferior
Muito provavelmente, você descobrirá que a taxa de conversão em marketing é muito baixa. Mesmo as campanhas mais bem-sucedidas medem leads (e vendas convertidas desses leads) na faixa de 10% a 20%. 2 Isso ajuda a destruir quaisquer ilusões sobre o sucesso instantâneo, mas também é uma oportunidade de melhoria.
Você quer que uma empresa compre seu produto? Faça uma apresentação mostrando seus benefícios para essa empresa. Você quer que alguém use seu serviço? Dê uma estimativa ou uma amostra do que você fará por eles. Seja confiante, criativo e sem remorso, e as pessoas acabarão respondendo.