10 MANEIRAS FÁCEIS DE DESENTUPIR SEUS RALOS

Existem muitos métodos para  desentupir um ralo , mas nem sempre é claro qual método é apropriado para o encanamento da sua casa. Como regra geral, é sempre melhor começar com as soluções mais suaves para  evitar danificar seus tubos  antes de passar para medidas mais agressivas.  “Se isso não funcionar,  certifique-se de que o descarte está desligado e  inspecione-o cuidadosamente  para certificar-se de que está funcionando corretamente, diz a equipe Desentupidora em Curitiba em seu site: https://desentupidoraemcuritiba.com.br.

NOTA IMPORTANTE: Não tente este método de desobstrução se o seu dreno estiver conectado a qualquer tubo de PVC, pois a água fervente pode derreter ou danificar o tubo. Se este método falhou em desentupir uma pia , é o momento certo para passar para outro método.

Aqui estão 10 métodos DIY fáceis para desentupir um ralo em sua casa.

1. Para desentupir uma pia – use um cabide de arame dobrado

Cabelo, pele, sujeira e partículas de alimentos podem facilmente entupir os ralos, pois se ligam à espuma de sabão que se acumula nas paredes do cano de drenagem. Com o tempo, isso pode diminuir o fluxo de água. 

Um simples cabide pode efetivamente desentupir uma pia bloqueada. Pegue um cabide comum, endireite-o e crie uma pequena forma de gancho em uma extremidade do fio. Empurre essa extremidade lentamente pelo ralo e comece a “pescar”. Evite empurrar o cabide para baixo, pois isso pode mover o bloqueio ainda mais pelo ralo. Em vez disso, use movimentos suaves de “estimular” e “engatar” para ajudar a desalojar e remover a sujeira que está entupindo o ralo. 

2. Para ralos de chuveiro e vaso sanitário – Detergente de louça

Os ralos do chuveiro entopem facilmente com o cabelo. Com banheiros, geralmente é cocô, excesso de papel higiênico, lenços umedecidos, produtos higiênicos femininos ou bolinhas de algodão (sempre jogue tudo o que não for papel higiênico no lixo!).  

O detergente de louça é uma ótima solução para esses locais, pois quebra os resíduos e lubrifica o ralo. Despeje uma xícara de detergente, seguido de água fervente. Em seguida, use um êmbolo para ajudar na remoção do bloqueio. Você também pode colocar luvas de borracha e usar as mãos para aliviar o entupimento.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

3. Bicarbonato de sódio e vinagre

Não é apenas para o seu vulcão da 7ª série! O poder efervescente dessa mistura também pode ajudar a limpar obstruções leves, como na pia do banheiro.

Primeiro, despeje água fervente no ralo e espere até que a água desapareça. Em seguida, despeje cerca de meia xícara de bicarbonato de sódio no ralo. Siga isso com uma mistura de uma xícara de água quente e uma xícara de vinagre branco. Deixe essa mistura fazer sua mágica por pelo menos uma hora, embora seja melhor deixá-la descansar o maior tempo possível para obter o efeito máximo. 

Depois, use a torneira quente para drená-lo e observe se a água está drenando corretamente.

4. O bicarbonato de sódio não funciona? Experimente   o refrigerante

Se o bicarbonato de sódio falhou e você está procurando uma alternativa caseira mais forte, o bicarbonato de sódio é sua próxima melhor aposta.

O bicarbonato de sódio, também conhecido como carbonato de sódio, é comumente usado em produtos de limpeza e é um ótimo auxiliar de bricolage para desentupir ralos. É mais alcalino do que o bicarbonato de sódio e contribui para um limpador de ralo mais forte.

Despeje um pouco de água fervente na pia, seguida de uma caneca de refrigerante. Em seguida, despeje em uma caneca de água fervente e deixe por 5 minutos. Isso deve ajudar a remover qualquer bloqueio. Se a pia ainda estiver drenando lentamente, repita o processo novamente.

Dica profissional:

Não tem refrigerante? Despeje ½ polegada de bicarbonato de sódio em uma assadeira e asse no forno por uma hora a 400 ° F. Isso fará com que ele libere o excesso de dióxido de carbono e o transforme em bicarbonato de sódio.

5. Use um vácuo úmido/seco

Um aspirador a seco/húmido faz exatamente o que o nome diz – limpa tanto líquidos como pó seco e sujidade. Esses caras são frequentemente usados ​​para sugar resíduos de drenos bloqueados, especialmente se o bloqueio for alto.

Antes de começar, crie uma vedação sobre o bujão para evitar bagunça – uma cabeça de êmbolo velha colocada sobre o buraco funciona bem. Em seguida, gire o vácuo para a configuração de líquido com a sucção mais poderosa e coloque por cima do ralo. Ligue o vácuo e deixe por 1-2 minutos. Em seguida, desligue e deixe a água correr suavemente para ver se a pia está desobstruída. 

6. Coca-Cola

A Coca-Cola é uma solução menos conhecida que você pode encontrar na sua geladeira. Despeje uma garrafa de 2 litros de cola – Pepsi, Coca-Cola ou substitutos de marcas genéricas – no ralo entupido. 

A Coca-Cola é realmente bastante cáustica e eficaz para limpar o acúmulo em seus ralos, mas é muito mais suave do que os limpadores de ralos comerciais. Deixe descansar e espere pelo menos uma hora antes de ligar a água quente para drenar tudo.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Quando não usar refrigerante ou cola

É melhor usar cola para bloqueios teimosos. Devido à sua acidez, refrigerantes podem facilmente limpar a sujeira dos canos. No entanto, eles também podem deixar uma película pegajosa por causa da calda de açúcar. Se você estiver lidando apenas com um pequeno bloqueio na pia, use um método alternativo, como bicarbonato de sódio ou bicarbonato de sódio. 

7. Limpe o P-Trap

Se o método do vinagre ou refrigerante não for eficaz para desentupir o ralo, talvez seja necessário remover fisicamente a fonte do entupimento. Felizmente, você não precisa chamar um encanador para limpar a armadilha – você pode fazer isso sozinho! 

O p-trap é o tubo curvo sob a pia projetado para coletar detritos, para que não entre no restante do sistema de encanamento da casa. Coloque um balde embaixo da pia para pegar o excesso de água e use uma chave inglesa ou alicate para desaparafusar o tubo em forma de U (o sifão) embaixo da pia. Esvazie seu conteúdo e leve o p-trap para outra pia para enxaguar e limpar quaisquer detritos. Em seguida, substitua para ver se o seu entupimento foi resolvido.

8. Êmbolos

Se nenhuma das misturas estiver funcionando , tente desentupir manualmente o ralo com um desentupidor. É importante usar o desentupidor certo – um desentupidor simples não serve se você estiver trabalhando com um ralo menor, como na pia ou no chuveiro. Você precisará de um êmbolo de copo projetado para drenos menores.  

Desaperte a grade ou a rolha e aplique o êmbolo do copo no ralo e tente criar uma vedação o mais firme possível (aplicar vaselina na borda do êmbolo pode ajudar nisso). Em seguida, mergulhe vigorosamente, corra água para ver se o entupimento foi limpo e repita conforme necessário.

9. Cobras, trados e milípedes

Embora cobras e milípedes sejam vendidos em todas as lojas de ferragens, é possível  danificar ou possivelmente perfurar seus canos  se feito incorretamente. Se você é um novato em encanamento, é recomendável contratar um encanador profissional para cobrir entupimentos mais sérios que não podem ser reparados com os métodos mencionados anteriormente.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

10. Soda cáustica

A soda cáustica é mais dura do que as alternativas naturais, pois pode causar queimaduras químicas. Conhecido como hidróxido de sódio, o uso de soda cáustica exige que você use óculos de proteção (ou proteção alternativa para os olhos) e luvas de borracha. Certifique-se de ter muito cuidado ao manusear este produto químico e certifique-se de que a área seja bem ventilada.

Em um balde, adicione três quartos de galão de água fria, seguido por três xícaras de soda cáustica. Mexa bem com uma colher de pau. A mistura deve começar a borbulhar. Despeje a mistura no ralo entupido e deixe agir por 20 a 30 minutos. Despeje água fervente no ralo para lavar a mistura. Se você tiver um dreno severamente entupido, pode ser necessário repetir esse processo. 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Desentupidor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.