Os melhores jogos de matemática para o seu terceiro ano:

jogo de matematica

Parece que a 3ª série é onde a borracha encontra a estrada para muitas crianças. Todos nós nos lembramos dos testes brutais de multiplicação cronometrada que nos foram impingidos quando crianças, e preferimos que nossos próprios filhos não se sintam estressados ​​em aprender esse conceito matemático vital.

Esses jogos, com sorte, darão a seus filhos a chance de pensar e criar estratégias sobre a multiplicação de uma forma que os ajude a construir uma verdadeira fluência, não apenas velocidade. E eu incluí alguns jogos de não multiplicação que também são ótimos para os alunos da 3ª série jogarem.

  • Pré escola
  • Jardim da infância
  • Primeira série
  • Segunda série

Agora, para a 3ª série!

MULTI

Se você já é assinante há algum tempo, provavelmente está cansado de ouvir sobre  MULTI . Bem,  difícil . 

É tão bom. Usando uma torção no jogo da velha, MULTI ajuda as crianças a pensarem estrategicamente sobre a multiplicação. O jogo ajuda as crianças não apenas a praticar seus fatos de multiplicação, mas a ver as conexões entre os fatos de multiplicação com os fatores comuns. 

Na sua vez, você tenta reivindicar espaços, como o espaço 15, colocando fichas em pares de fatores que se multiplicam nele, como 5 e 3. O problema é que você só pode mover uma ficha de cada vez. Portanto, se seu oponente reivindicou 12 colocando fichas em 2 e 6, você não será capaz de obter 15, já que nem 2 nem 6 podem se multiplicar até 15.
Em vez de ver a multiplicação como um conjunto de fatos matemáticos isolados, seu filho deveria idealmente, veja a multiplicação como uma teia de ideias interconectadas. Jogos como MULTI irão ajudá-los nessa jornada.

Além disso, é tão divertido e interessante estrategicamente que tento jogar sempre que posso, mesmo com outro adulto.

Quão perto de 100?

Quão perto de 100?  é um ótimo jogo que encontrei de Jo Boaler. Muito parecido com MULTI, o jogo ajuda as crianças a conectar fatos de multiplicação a outra grande ideia, a área de um retângulo. 

Para jogar, você joga um par de dados e, em seguida, constrói um retângulo com essas dimensões em seu papel quadriculado 10×10. Então você rola novamente e continua preenchendo sua grade até que você role um retângulo que você não pode ajustar em sua página. Quão perto de 100 você chegou? Você pode contar todos os quadrados em branco em sua grade ou pode adicionar a área de todos os retângulos e subtrair esse valor de 100. Esses devem ser iguais, é claro!

Para um desafio mais interessante, verifique uma variação do jogo que chamo de  Fill the Grid. Você lança três dados, escolhe dois para somar e depois os multiplica pelo terceiro. Portanto, se você lançar 2, 4 e 5, poderá fazer (2 + 5) * 4 para desenhar um retângulo 7×4, (5 + 4) * 2 para desenhar um retângulo 9×2 ou (2 + 4) * 5 para desenhar um retângulo 6×5.

Além de uma grade maior, as regras são as mesmas. A escolha do retângulo, porém, adiciona uma dimensão estratégica ao jogo que o torna muito mais envolvente para as crianças que já se familiarizaram com a ideia da multiplicação e só precisam de prática.

Diz-me o que pensas!

24

Sempre que eu tinha 15 minutos como professor entre uma reunião de incentivo e a dispensa, eu puxava um jogo como  24  para manter meus alunos ocupados. O jogo é acessível para alunos da 3ª série, mas divertido para quem sabe somar, subtrair e multiplicar.

O objetivo do jogo é olhar para um conjunto de quatro números e descobrir uma maneira de combiná-los para obter 24 usando as quatro operações principais. Se seu filho tiver um conhecimento básico de divisão, ele terá mais facilidade com o jogo, mas muitos dos desafios podem ser resolvidos sem divisão.

Adoro jogos como este porque, em vez de colocar uma série de problemas aritméticos na frente de seus filhos, o jogo os incentiva a inventar seus próprios problemas aritméticos para resolver em direção a um objetivo específico. Este jogo é particularmente bom para passeios de carro, salas de espera e qualquer lugar onde você tenha tempo para jogar, mas não muito espaço.

The 100 Game

Eu amo  The 100 Game  porque, embora a aritmética seja simples, o jogo tem um pouco de estratégia divertida que um aluno da 3ª série pode ter a chance de desbloquear se jogar várias vezes seguidas.

Dois jogadores começam em 100 e se revezam subtraindo números entre 1 e 10. A pessoa que subtrair o número até 0, perde.

Simples, certo? Bem, claro, mas e se eu dissesse que existe uma estratégia infalível que permite que você ganhe, se você (ou seu filho) descobrir isso? Vou te dar uma dica: o que há de tão especial no número 12?

Este é um daqueles jogos que gosto de jogar à mesa do pequeno-almoço, pois só requer alguns minutos e uma folha de papel. Seu filho começa a praticar a subtração e pode descobrir a estratégia mais profunda do jogo antes de você!

Killer Sudoku

Killer Sudoku  é uma variação deliciosa dos jogos normais de Sudoku. Todas as regras normais do Sudoku se aplicam, mas há mais uma restrição: as gaiolas.

As gaiolas são seções delineadas por linhas pontilhadas, com um pequeno número no canto superior esquerdo. Esse número denota a soma de todos os dígitos da gaiola. Os dígitos não podem se repetir dentro de uma gaiola, então você deve encontrar um conjunto de dígitos distintos que contribuam para a soma.

Por exemplo, se você tem uma gaiola de quatro células com uma soma de 10, você sabe que a gaiola deve conter os dígitos 1, 2, 3 e 4 em alguma configuração (já que nenhum outro conjunto de quatro dígitos diferentes pode somar 10) .

Sudoku já é um grande jogo, com seu raciocínio espacial e dedução lógica.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_matem%C3%A1ticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *