Os cinco tipos de brinquedos para crianças com necessidades especiais:

brincadeiras para deficiencia

Desde a infância, os brinquedos desempenham um papel de suporte no desenvolvimento da criança. Os brinquedos podem ajudar a criança a aprender novas habilidades, como identificação de cores e formas e coordenação olho-mão, nos anos cruciais do desenvolvimento primário do cérebro. Para uma criança com necessidades especiais, os brinquedos podem atender a áreas específicas de desenvolvimento ou preferência e servir como um auxiliar de terapia. Há uma infinidade de brinquedos disponíveis que atendem a necessidades específicas, mas ainda são comercializados para crianças de todas as habilidades. 

Brinquedos de causa e efeito

Os brinquedos de causa e efeito promovem habilidades visuais, motoras e de preensão e são especialmente úteis para crianças com autismo, pois oferecem a oportunidade de coordenação visual-motora, exploração sensorial e sequências repetitivas. Esses brinquedos permitem que as crianças “causem” um tipo de reação (exemplo: apertar um botão e uma luz piscar). Alguns dos brinquedos de causa e efeito mais comuns são:

  • Classificadores de formas
  • Brinquedos pop-up
  • Esguichos de água
  • Brinquedos iluminados
  • Sing-a-ma-jigs (Sing-a-ma-jigs fazem vários ruídos quando apertados).

Quebra-cabeças

Os quebra-cabeças oferecem muitos benefícios de desenvolvimento que dão às crianças a chance de aprender novas habilidades enquanto trabalham em direção a um objetivo. Montar um quebra-cabeça exige que a criança pegue, segure e aperte peças; alguns com botões ou componentes tridimensionais. Isso dá às crianças com atraso motor fino uma boa oportunidade de trabalhar no fortalecimento dessas habilidades. Os quebra-cabeças também melhoram o desenvolvimento cognitivo, pois ajudam as crianças a aprender estratégia, escolha e como as peças se encaixam para formar uma imagem maior. Existem vários tipos de quebra-cabeças para crianças:

  • Quebra-cabeças que não se conectam com peças que não se encaixam. Muitos desses quebra-cabeças incluem botões ou pinos.
  • Quebra-cabeças de conexão (ou quebra-cabeças) com peças que se encaixam. Esses quebra-cabeças são um avanço para as crianças que já dominaram os quebra-cabeças sem conexão.
  • Quebra-cabeças deslizantes com pedaços de uma imagem divididos em quadrados com um espaço vazio dentro de uma caixa. Esses quebra-cabeças são mais desafiadores e geralmente atraem crianças mais velhas.
  • Quebra-cabeças sem conexão com botões ajudam as crianças com habilidades motoras finas.

Fidget Toys

Para crianças com ADD ou ADHD, os brinquedos de agitação são uma boa opção para manter as mãos e os dedos ocupados enquanto o cérebro está ocupado. Esses brinquedos podem ajudar efetivamente na autorregulação, promover foco e concentração, diminuir o estresse e fornecer consciência tátil. Existem muitos tipos diferentes de brinquedos de agitação, mas os mais úteis oferecem uma experiência com texturas diferentes ou extremas e um meio eficaz para manter os dedos ocupados. Alguns exemplos são: 

Massa de modelar

 Existem muitas adaptações diferentes neste composto de modelagem, de espuma a “gak” escorregadio e viscoso. Independentemente do tipo, este clássico fornece a saída perfeita para a energia hipercriativa.

  • Bolas Koosh e bolas anti-stress compressíveis.
  • Brinquedos que fazem barulho, como badalos de mão ou badalos.
  • Almofadas sensoriais ou “wiggle”. Estas almofadas insufláveis ​​táteis ajudam as crianças com problemas de concentração e equilíbrio. 

Estimuladores motores orais

Os brinquedos motores orais são projetados para entrar ou envolver a boca de uma criança. Esses brinquedos podem ser estimuladores eficazes para crianças que desejam mastigar ou lutam com dificuldade motora oral: 

  • Tubos mastigáveis, dispositivos motores orais que fornecem uma superfície mastigável para a prática de morder e mastigar.
  • Joias mastigáveis ​​em colares ou pulseiras
  • Assobios de corrediça, de madeira e de pássaros
  • Bolhas: soprar bolhas ajuda a criança a aprender a controlar a respiração e a franzir os lábios.

  Brinquedos sensoriais

Algumas crianças com distúrbio de processamento sensorial não reagem às sensações e muitas vezes precisam sentir sensações externas intensas, como textura, toque, pressão e velocidade. Os brinquedos sensoriais oferecem uma resposta sensorial rápida para ajudar as crianças a se acalmar e concentrar sua atenção. É importante certificar-se de que a criança está experimentando a resposta sensorial que deseja. Se uma criança deseja mais ou uma resposta diferente, ela pode fazer mau uso de um brinquedo para consegui-lo, o que pode ser perigoso. Alguns exemplos eficazes de brinquedos sensoriais são: 

  • Brinquedos iluminados
  • Tábuas de água ou areia
  • Pintura a dedo

Mini trampolins ou seguranças pessoais: os mini trampolins oferecem uma resposta rápida e repetitiva.

Incorporar o tipo certo de brinquedos para as necessidades específicas de uma criança é uma maneira divertida de ensinar técnicas de autogerenciamento e aprender novas habilidades.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Brinquedoteca

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