Livros recomendados

Neste espaço, você encontrará indicação de livros.

 

Brinquedoteca: Uma visão internacional

Vera Barros de Oliveira (organizadora)

A partir da constatação de que o conceito de brinquedoteca e sua operacionalização sofrem uma contínua transformação com o passar do tempo, este livro se propõe a oferecer condições de ampla reflexão sobre a trajetória das brinquedotecas, numa abordagem internacional, analisando os caminhos percorridos, suas conquistas e desafios, a fim de preservar sua genuína contribuição à divulgação da importância do brincar. Este livro faz parte e complementa o XII Congresso Internacional de Brinquedotecas, realizado em São Paulo, em 2011, organizado pela Associação Brasileira de Brinquedotecas, ABBri, filiada à International Toy Libraries Association, ITLA. Pela primeira vez na América, este evento já foi realizado na Europa, Ásia, África e Austrália e recebe participantes de todo o mundo, interessados no Brincar. Onde encontrar: http://www.livrariavozes.com/
Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca – Implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento

Sirlândia Teixeira

Esta obra é um estímulo para os profissionais que buscam fundamentar seu trabalho diário em ideias atuais e renovadoras sobre jogos, brinquedos, brincadeiras, brinquedoteca e educação. A experiência prática e teórica de vários anos de atuação e pesquisa sobre o assunto fez com que cada capítulo fosse pensado e discutido especialmente para atender às necessidades dos profissionais que buscam na sua atuação prática o aperfeiçoamento e a segurança ao trabalhar com ideias fundamentadas em teorias consistentes, aplicando-as na sua realidade e despertando o interesse das crianças.As sugestões de jogos, brincadeiras e montagem de brinquedoteca, que constituem uma parte prática desta obra, vêm de encontro com a ideia de que o ensino deve ser despertado pelo interesse do aluno, motivo este que modificou o sentido do que se entende por processo de ensino e de aprendizagem. Entendemos que o interesse do aluno passou a ser a força maior do processo da aprendizagem, suas experiências e descobertas, o motor desse processo, e o professor um gerador de situações estimuladoras e eficazes.Onde encontrar: http://www.wakeditora.com.br/

 

O Brincar na Terapia Ocupacional

Marisa Takatori

Este livro aborda algumas experiências do percurso profissional da autora na clínica da terapia ocupacional, mais especificamente no atendimento às pessoas que têm doenças, lesões neurológicas ou sofreram acidentes com consequências no sistema neurológico. Embora a obra traga cenas de atendimentos de crianças, as discussões sobre a terapia ocupacional também são decorrentes da prática clínica com pessoas em outros momentos do ciclo da vida, sendo descritas situações vivenciadas com adolescentes, adultos e idosos. Com base nos acontecimentos da clínica, este livro foi escrito com a perspectiva de se refletir sobre os procedimentos da terapia ocupacional com a população de pessoas com alterações neurológicas.Onde encontrar: https://zagodonieditora.com.br/
Felizes e brincalhões – Uma reflexão sobre o lúdico na educação

Edda Bomtempo e Luana Carramillo Going (orgs.)

Brincadeiras e Jogos são transmitidos de geração em geração como ensinamentos dos mais velhos para os mais novos. Essa transmissão se dá em ambientes socioculturais diferentes onde, muitas vezes, os mesmos brinquedos mudam de nome ou de feição. Isso vem ao encontro da especificidade e universalidade da brincadeira, pois a dinâmica de jogo assim como as regras podem ser ajustadas à vontade do jogador ou simplesmente modificadas.Este livro traz uma coletânea de assuntos que se propõem a uma ampla reflexão sobre a vivência de crianças e adultos nos mais diversos ambientes: escolas, brinquedotecas, colônia de férias, espaços de brincadeira e instituições de apoio a várias faixas etárias.Esperamos que esta reflexão contagie pais, professores e demais interessados pelo lúdico em suas vidas para que o brincar tenha o seu lugar de direito no cenário educacional.Onde encontrar: http://www.wakeditora.com.br/

 

Brincar de Aprender – Uni-duni-tê: o escolhido foi você!

Luiza Elena L Ribeiro do Valle

Brincar e Aprender são questões tão naturais quanto respirar e se interligam tão intimamente quanto o coração aos pulmões. A vida que acontece no mundo fora de nós se insere em nosso organismo quando respiramos, e o sangue, bombeado pelo coração, transforma-o em parte de nossa vida, uma parte de cada minúscula célula de nosso ser, misturando-nos ao ambiente em que vivemos… Assim, acontece no Brincar e Aprender. São processos espontâneos. A Educação Infantil é um período valioso na construção da vida, com grandes oportunidades para a criança, o que se traduz em desafios para pais e educadores. Esta é uma proposta prática que trata da aprendizagem com o objetivo de torná-la uma experiência feliz e bem-sucedida, como se espera ao Brincar de Aprender.  Onde encontrar: www.wakeditora.com.br

 

Brinquedoteca, um mergulho no brincar

Nylse Helena Silva Cunha

Alimentar a vida interior das crianças é a proposta da Brinquedoteca. Dar-lhes oportunidade para que, brincando, liberem sua capacidade de criar e de reinventar o mundo, de liberar sua afetividade e de ter suas fantasias aceitas e favorecidas para que, através do mundo mágico do faz-de-conta, possam explorar seus próprios limites e partir para a aventura que poderá levá-las ao encontro de si mesmas.  Onde encontrar: www.indianopolis.com.br/si/site/0502

 

Criar para Brincar – A sucata como recurso pedagógico

Nylse Helena Silva Cunha

O aprendizado pode acontecer de uma forma rica, criativa e agradável. Este livro propõe atividades que podem ser feitas pelas crianças, contribuindo para elevar o autoconceito. O livro é estruturado em vários capítulos, cada um contendo atividades que desenvolvem as habilidades motoras, as percepções, esquema corporal, estruturação tempo-espacial, pensamento, letras e palavras, a matemática, brincar, jogar e competir. Onde encontrar: www.indianopolis.com.br/si/site/0502

 

Brinquedo – Linguagem e alfabetização

Nylse Helena Silva Cunha

O livro traz os instrumentos mais eficazes para a estimulação do desenvolvimento infantil: os brinquedos. Sendo a forma mais natural de expressão das crianças, o brinquedo desafia, motiva a aprendizagem porque propicia ludicidade e o lúdico pressupõe liberdade para agir e para experimentar, sem medo de errar.  Onde encontrar:  www.indianopolis.com.br/si/site/0502

 

Brinquedos – Desafios e descobertas

Nylse Helena Silva Cunha

Esta obra reuniu informações e orientações para explorar pedagogicamente mais de uma centena de brinquedos. Para a autora, “ao ver um brinquedo, toda criança é tocada pela sua proposta; reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta e reinventa; analisa, compara e cria. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também. Enriquecendo seu mundo interior, tem mais a comunicar e pode, cada vez mais, participar do mundo que a cerca”. Onde encontrar: www.indianopolis.com.br/si/site/0502

 

Brincando – Aprendendo e Desenvolvendo o pensamento matemático

Nylse Helena Silva Cunha e Sandra Kraft

O objetivo deste livro é mostrar que muitas brincadeiras são capazes de desenvolver a aprendizagem, propiciando o desenvolvimento sólido do conhecimento e do raciocínio lógico. Onde encontrar: www.indianopolis.com.br/si/site/0502

 

Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil

Renata Meirelles

Prêmio Jabuti 2008 – 3º Lugar Contando com texto preciso e imagens encantadoras, o livro registra a aventura de uma pesquisa realizada durante vários anos em diversas regiões do Brasil, mas principalmente na Amazônia. São mais de trinta brinquedos e brincadeiras artesanais .Onde encontrar: http://www.terceironome.com.br/catalogo.asp?l=g