Curiosidades

 

 



Primeira cidade a oficializar o Dia do Brincar no Brasil
Araraquara é a primeira cidade do Brasil a ter o “Dia do Brincar” como lei municipal. O evento foi incluído no calendário oficial do município através do projeto de lei de autoria do vereador José Carlos Porsani, aprovado pela Câmara Municipal em 2008.

Voltar


História da Cinderela
Quem lê “Cinderela” não imagina que há registros de que essa história já era contada na China, durante o século IX d. C.. E, assim como tantas outras, tem-se perpetuado há milênios, atravessando toda a força e a perenidade do folclore dos povos, sobretudo, através da tradição oral.

Voltar


Eleições com bolas de gude
No país africano Gâmbia, as bolas de gude são usadas nas eleições, no lugar das cédulas de votação [fonte: BBC]. Cada eleitor deve depositar uma bolinha no tambor com a de seu candidato e as cores do partido, que fazem o papel de urnas.
Para impedir fraudes, são colocados sinos no fundo de cada tambor que soam quando as bolas caem. Um fiscal fica de ouvido atento a cada voto para impedir que alguém coloque mais de uma bolinha por vez.
A contagem de votos é feita com o auxílio de tabuleiros com buracos para algumas centenas de bolas (entre 200 e 500). O sistema, em vigor desde 1965, foi elaborado para driblar o problema do analfabetismo no país.

Voltar


Gamão
Provavelmente essa família de jogos teve origem no início das civilizações egípcia e suméria. Tabuleiros parecidos com os de hoje foram encontrados em escavações arqueológicas. Segundo uma lenda indiana, os números do gamão são uma alusão ao tempo: as 24 flechas seriam as horas do dia (cada lado tem 12, como os meses do ano); as 30 peças representam os dias do mês; e os dados são dois – um para o dia, outro para a noite. E os sete dias da semana? A soma dos valores opostos de cada face de um dado.

Voltar


Xadrez
Aparentemente surgiu na Índia. As primeiras referências datam do século VII.

Voltar


Damas
Surgiu na Europa medieval, sem que se possa precisar local e data.
Recebeu elementos do Alquerque e do Xadrez. A origem do nome do jogo de damas pode ser para lá de machista, uma alternativa feminina ao jogo de xadrez, mais complicado e praticado apenas por homens.

Voltar


Ludo (Pachisi)
Ojogo surgiu na Índia, possivelmente na mesma época do Xadrez. Era chamado de Pachisi. Foi patenteado como Ludo por um inglês no final do século passado, na forma como o conhecemos hoje.

Voltar


Go
Por esse nome é conhecido no Japão e no Ocidente o jogo Wei Ki, aparentemente de origem chinesa. As primeiras referências ao jogo datam do século 6 A.C., mas deve ter surgido bem antes disso. É provavelmente o jogo de tabuleiro mais antigo do mundo, no sentido de que é aquele que há mais tempo permanece em uma forma inalterada.
É muito jogado em vários países da Ásia.

Voltar


Dominós
A origem dos dominós parece ser chinesa. Há referências de dominós na Europa a partir do século XVIII, mas deve ter aparecido no continente antes disso. Os dominós são  populares num grande número de países.

Voltar


Jogo de Dados
A etimologia da palavra dado é incerta. Mas muitos a associam ao particípio passado do verbo dar, referindo-se ao que é dado, em oposição ao que é adquirido. Numa contraposição entre o que o engenho humano pode obter e aquilo que depende apenas da graça divina. Na Índia, segundo o pesquisador francês Jean-Marie Lhôte, parece haver relação entre o radical div, “jogar dados”, deva, “deus” e daiva, um misterioso agente cósmico que governa os destinos. O caráter mágico dos dados também pode ser encontrado na África, onde certos povos os chamam de “a palavra”.A subordinação do homem ao divino e a tentativa de comunicação com o desconhecido parece ter sido a marca de todas ou quase todas as civilizações da antiguidade. Em um grande número de sociedades, em todos os continentes, o dado pode ter sido, entre outras coisas, um meio de dialogar com os deuses ou uma representação de sua influência sobre o destino do homem. O jogo de dados era, às vezes, dotado de um caráter mágico.Os dados são possivelmente o componente mais antigo usado pelo homem para jogar. Ao longo da História, assumiram várias formas e foram feitos de diferentes materiais. Os dados mais primitivos eram objetos (tais como grãos e conchas) que podiam cair em duas posições diferentes, com um ou outro lado para cima.O astragalo de ovelhas e cabras, um ossinho que fica entre o calcanhar e o carpo, é um dado com mais possibilidades, pois pode cair em 4 posições diferentes: o lado plano, o côncavo, o convexo e o sinuoso. Os astragalos eram conhecidos pelos povos asiáticos e mediterrâneos e usados por exemplo para se jogar o Ludus Duodecim Scriptorum, ou Jogo das 12 Linhas, um ancestral romano do gamão.Outro tipo de dado com 4 faces é o dado com faces retangulares alongadas, usado principalmente na Índia, desde tempos antigos.Segundo Heródoto, historiador grego da antiguidade, os dados cúbicos teriam sido inventados na Lídia (Ásia Menor). Sófocles afirmava que o inventor dos dados seria Palamedes, numa tentativa de divertir o exército grego durante o longo cerco de Tróia.
Ambas teorias têm sido postas em dúvida por achados arqueológicos.Dados cúbicos com marcas praticamente equivalentes às dos dados modernos foram encontradas em tumbas egípcias datadas de antes de 2000 AC e em excavações chinesas datadas de até 600 AC.Formas muito variadas de dados podem ser encontradas. Algumas delas são usadas atualmente para se jogar wargames ou RPGs. Entre elas, o tetraedro (com 4 faces triangulares), o octaedro (com 8 triângulos), o dodecaedro (com 12 pentágonos) e o icosaedro (com 20 triângulos). Ao contrário do que se poderia imaginar, há referências muito antigas a alguns desses dados. Os tetraedros foram encontrados em tumbas egípcias e os icosaedros eram usados na Grécia desde antes de Cristo.Os jogos de dados tradicionais, podem ser divididos em 2 tipos: jogos de dados propriamente ditos e jogos de corrida.Os jogos de dado propriamente ditos, são jogos onde o foco está nos dados, servindo o tabuleiro simplesmente como marcador de pontos ou de apostas.

Voltar


Banco Imobiliário
Estima-se que 500 milhões de jogadores já tenham jogado Monopoly (versão original americana do Banco Imobiliário) desde seu lançamento em 1935. O jogo já foi publicado em mais de 25 línguas e é vendido em 80 países ao redor do mundo. A partida mais longa de Monopoly foi jogada de cabeça para baixo - SIM, de cabeça para baixo! – durou 36 horas.

Voltar


Futebol de botão
No Rio de Janeiro do início do século 20, o futebol de botão era jogado com botões das cuecas e dos uniformes dos garotos. Por isso, chegou a ser proibido nas escolas.

Voltar


Barbie
A boneca foi apresentada ao público pela primeira vez em 1959 em Nova York. A boneca mais famosa do mundo foi inspirada e ganhou o nome de Barbie Handler, filha da americana Ruth Handler, fabricante de brinquedos. Ela achava as caras das bonecas da época infantis demais e desenhou a Barbie com um ar mais adulto.

Voltar


Bola, o brinquedo mais antigo do mundo
O objeto que embala sonhos de menino de um dia ser famoso e rico por causa dos talentos em campo existe há mais de 6500 anos. As bolas eram feitas de crinas de animais ou fibra de bambu. A de futebol ficou conhecida no Brasil em 1894, quando Charles Miller veio ao País e implantou as regras do jogo.

Voltar


Ursinho de pelúcia, o amigo fofinho
O primeiro bichinho de pelúcia que surgiu foi o Teddy Bear, em 1903 na Alemanha.

Voltar


Carrinho, de madeira a metal
Os primeiros carrinhos eram feitos de madeira e surgiram com a criação dos automóveis pela indústria Renault. Atualmente, os carrinhos encontrados nas lojas são de plástico, de metal, ou acrílico. Os tradicionais de madeira também ainda podem ser encontrados.

Voltar


Cata-vento
Inspirado nos moinhos de vento, o cata-vento teve sua criação estimulada pelos moinhos de vento, inventados para gerar energia e moer grãos. Há registros de que o brinquedo surgiu na China, antes de Cristo.

Voltar


Palavras-cruzadas
Este passatempo era publicado somente em jornal. As palavras cruzadas surgiram nos Estados Unidos em 1913 publicadas como um exercício mental no jornal New York World. Atualmente, o jogo é atração tanto para crianças como para adultos.

Voltar


Lego
O Lego, de origem dinamarquesa e com o qual mais de 400 milhões de crianças brincam anualmente em todo o Mundo, fez 50 anos, resistindo ao passar do tempo, aos jogos eletrônicos e às crises financeiras. A história da empresa Lego nasce ligada à figura de Ole Kirk Kristiansen, um carpinteiro de Billund que passou para os brinquedos inspirado nas versões em miniatura que começou a fazer dos móveis que executava no final da década de 20. Kristiansen fundou em 1932 a Lego, do dinamarquês “brinca bem”, que em latim significa “eu armo” ou “eu junto”, uma coincidência que o carpinteiro desconhecia. No entanto, só a 28 de Janeiro de 1958, Godtfred Kirk Christiansen, o filho do carpinteiro Ole Kristiansen, criou a patente das peças tão características com as quais podem fazer-se infinitas montagens. Este elemento tão simples, que deu asas ao jogo mais conhecido e mais popular de todo o Mundo, “não envelhece com a idade e continua a fascinar porque permite às crianças dar livre curso e desenvolver a criatividade, imaginação e curiosidade”, refere a porta-voz da Lego, na sede da empresa, em Billund, na zona oeste da Dinamarca. As atuais peças de Lego adaptam se sem problemas às que existiam em 1958. Nestes 50 anos de vida do jogo, a empresa conheceu graves crises, devido à concorrência dos jogos eletrônicos no final dos anos 90, tendo atingido o ponto negro no início de 2004. Na altura, o proprietário da Lego, Kjeld Kirk Kristiansen, tentou inverter a tendência negativa, mas, depois de ter injetado,em vão, uma grande quantia da sua fortuna pessoal na empresa, Kristiansen cedeu o lugar a um jovem diretor de 35 anos. O novo diretor conseguiu recuperar a empresa através, entre outras alterações, de despedimentos, encerramentos de fábricas, deslocalizações e cessação de atividades anexas.
As vendas em 2006, as últimas estatísticas disponíveis, em 130 países atingiram cerca de 1,04 mil milhões de euros. Sete caixas de Lego são vendidas em cada segundo em todo o Mundo.Os famosos bloquinhos também têm uma cidade de verdade, localizadas na Dinamarca, Estados Unidos e Inglaterra.

Voltar