comeração do Dia Mundial do Brincar

Dia do Brincar – ABBri_UMAPAZ _ Brincar na Natureza

A ABBri convida adultos brincantes – pais, educadores, interessados no brincar sustentável – para um encontro lúdico no PARQUE do IBIRAPUERA, em São Paulo, em comemoração ao Dia do Brincar.

Dia 6 de junho das 9:30hs as 15:00hs. Evento gratuito.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera – Portão 7A
Tel.: 11 5908-3800 (PABX) / 3801

cartaz_UMAPAZ

 

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO BRINCAR

O Brincar vem sendo reconhecido como atividade indispensável ao desenvolvimento de potencialidades humanas relacionadas a aspectos cognitivos e afetivo-emocionais, sociais e culturais, para todas as idades.

O Dia Mundial do Brincar foi instituído em 28/05/1999, na 8ª Conferência Internacional de Brinquedotecas da ITLA – International Toy Library Association, em Tóquio, para chamar a atenção de todos os atores para esse direito das crianças, tão esquecido por parte dos adultos. Sua mentora, Freda Kim, propôs a comemoração sempre no dia 28 de Maio, data de fundação da ITLA.

Desde então o Dia Internacional do Brincar é comemorado anualmente pelas entidades filiadas à ITLA (International Toy Libraries Association), como é o caso da Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri, e muitas outras organizações com foco na infância.

O objetivo desta festa mundial é afirmar o direito de brincar, em consonância com o Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, que reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas e livres e plena participação na vida cultural e artística.

O ESPÍRITO DESSE DIA SE APOIA NOS PRINCÍPIOS DE:

•           Gratuidade: a participação no Dia do Brincar é gratuita para todos.

•           Brincar para todos: nessa Festa se reúnem pessoas de diferentes idades e culturas.

•           Brincar em todas as suas formas: promove-se a brincadeira em todas as suas formas: brincadeiras tradicionais, em espaço livre, jogos coletivos, brinquedos.

•           Brincar em qualquer lugar: durante um dia, tomemos um momento para brincar! Na rua, em casa, entre amigos, colegas ou em família, a finalidade é redescobrir a importância e os benefícios do jogo.

•           Iniciativas que se relacionam com o brincar: exposições, debates, oficinas.

O tema geral proposto pela ITLA para o Dia Mundial do Brincar 2017 é o Brincar Sustentável. De acordo com esta temática, o presente projeto propõe para esta comemoração um enfoque de educação ambiental, por meio de oficinas e debates.

OBJETIVOS:

1 – Conscientizar e mobilizar a sociedade em relação ao valor do brincar, do brinquedo e da brincadeira como fontes de relação significativa do adulto e da criança com a Natureza.

2 – Ampliar ferramentas para a mediação de atividades lúdicas e artísticas que empreguem elementos naturais ou recicláveis.

Serão oferecidas ao publico visitante: oficinas lúdicas interativas de arte e criatividade com material natural, ecobrinquedos e ecojogos, vivências com brincadeiras cantadas ao ar livre.

EXECUTORES:

ABBri (http://brinquedoteca.net.br/;

Ecobrinquedoteca do Parque – Campinas (http://ecobrinquedoteca.blogspot.com.br/);

Mitra Oficina de Criação (http://www.mitra.net.br/);

Silvia Queiroz (Emília marquesa de Rabicó).

PUBLICO-ALVO: pais, professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental nível I, brinquedistas, arte-educadores, agentes socioambientais e comunitários.

DATA: 06/06/2017

HORARIO: 9HS:30 AS 15HS:00

INTERVALO: 12HS:00/12HS:40 – lanche comunitário.