Oficina 27/10 e 03/11 – Facilitadora: Deigles Giacomelli Amaro

OFICINA DE CRIAÇÃO DE ATIVIDADES E JOGOS: ARTICULADOS ÀS CARACTERÍSTICAS DE DESENVOLVIMENTO E DE APRENDIZAGEM DE CADA SUJEITO

pucApoio – PUCSP

 Facilitadora: Deigles Giacomelli Amaro – deigles@terra.com.br / 984472321 .

Data / horário: 27/10 e 03/11 de 2015, 3fs, das 19h às 22h – total de 6 horas.

 Local: Rua Voluntários da Pátria, 1.653 – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Campus Santana. Entre Estações Carandiru e Santana do Metrô.

 Ementa: Propor atividades e jogos que sejam significativos para o desenvolvimento e para aprendizagem de alunos ou de sujeitos atendidos em contextos terapêuticos, é uma necessidade. Atividades e jogos utilizados de forma padronizada, dificilmente, são recursos que mobilizam a construção cognitiva de sujeitos com dificuldades, distúrbios, deficiências ou, simplesmente, que tem características e interesses diferenciados da maioria. Ser criativo, flexível, sensível à observação, escuta e interação com cada sujeito são elementos fundamentais a todos aqueles que objetivam intervir em favor do desenvolvimento, da aprendizagem e da inclusão educacional.

 Objetivos:

- Apresentar princípios teóricos do construtivismo e da psicanálise, essenciais como leituras sobre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem;

- Mobilizar educadores e terapeutas para a atividade de observação, escuta e interação com o sujeito com o qual se trabalha;

- Experimentar a realização do planejamento de atividades, com ou sem a construção de materiais e jogos adaptados;

- Discutir a prática a partir de estudos de casos vividos no contexto educativo e/ou clínico dos participantes;

- Favorecer o desenvolvimento da criatividade, flexibilidade e autonomia profissional.

 

Conteúdo:

- Princípios teóricos construtivistas e psicanalíticos essenciais em contextos educacionais e/ou terapêuticos;

- Roteiro de observação como apoio nas intervenções educacionais e terapêuticas;

- Elementos para realização do planejamento, proposição, elaboração e desenvolvimento de atividades e de jogos articulados às características dos sujeitos.

Metodologia: A oficina acontecerá em dois dias, com três horas de duração cada um, com intervalo de uma semana entre eles, para propiciar reflexão individual de situações vividas no cotidiano por cada participante. Assim, a oficina totalizará 06 horas de atividades. Serão realizadas apresentações expositivas dialogadas, vivências de experimentação, de análise e de proposição de atividades e de jogos.


Público:Educadores, educadoras e demaispessoas envolvidas direta ou indiretamente em processos educativos formais ou informais. Apaixonados por educação de todos os tipos são muito bem-vindos!

Investimento:

Valor real – R$200,00 à vista ou 2X R$100,00;

Valor social – R$120,00 (à vista);

Valor para estudantes e sócios da ABBri – R$100,00 (à vista).


Forma de Pagamento: Para pagamento à vista: depósito bancário até dia 25/10,

1) Para pagamento parcelado: Depósito bancário da 1ª primeira parcela até 25/10 e 1 cheque pré-datado para dia 25/11a ser entregue no dia da 1ª. oficina.

2) Depósitos em nome de: Deigles Giacomelli Amaro, Banco 341, Agência 0210, Conta 59512-0, CPF 165773008-52.

 

PARA EFETUAR SUA INSCRIÇÃO:

Enviar POR EMAIL o comprovante do depósito identificado com nome do participante para deigles@terra.com.br.

Enviar Ficha de Inscrição com seguintes dados: nome, telefone, e-mail e telefone/celular de contato, formação, área de atuação profissional – para deigles@terra.com.br

Só serão aceitas inscrições mediante envio do comprovante identificado e da Ficha de Inscrição.

Observações: Em caso de desistência, a solicitação de cancelamento de inscrição será aceita somente por escrito pelo e-mail: deigles@terra.com.br, até 07 dias antes do início da oficina. As inscrições canceladas após este prazo não serão reembolsadas. O reembolso, quando devido, corresponderá a 70% do valor pago e será efetuado após a realização do evento.

Deigles Giacomelli Amaro é Doutora em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (FE-USP); Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP-USP); especializada em Terapia Corporal – Método Terapia Ocupacional Dinâmica – e Saúde Coletiva; graduada em Terapia Ocupacional; graduanda em Pedagogia. Tem experiência no atendimento a pessoas com deficiência, suas famílias e comunidade, coordenação e gestão de serviços voltados a esta população, assessoria técnica pedagógica, coordenação de grupos de trabalho, participação em conselhos e formação de pessoas nas áreas de Educação, Desenvolvimento Humano e Políticas Públicas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0866003248543238