NÚCLEO CAPÃO DA CANOA/RS – ABBri

NÚCLEO CAPÃO DA CANOA/RS – ABBri

A Brinquedoteca Brincando se Aprende juntamente com o Espaço Fênix – Brinquedoteca Municipal de Capão da Canoa, RS, realizou o III Curso de Formação de Brinquedistas, de 03 a 07 de fevereiro/2014. Este foi o segundo Curso que o Núcleo Capão da Canoa/RS realiza em parceria com a ABBri. O conteúdo abordou temas de antropologia, pressupostos teóricos e neuropsicológicos do brincar, arte e musicalização, o jogo no desenvolvimento humano e a função estruturante do brincar, organização e manutenção de uma brinquedoteca.
Na segunda edição do Curso, formaram-se 53 brinquedistas vindos de nove municípios do Rio Grande do Sul. Nesta terceira edição, aproximadamente 40 profissionais de educação e saúde receberam sua certificação de brinquedista, provenientes de 12 municípios do Estado Gaúcho.
O Curso ofereceu estágio de duas horas no espaço da BRINQUEDOTECA MUNICIPAL “ESPAÇO FENIX” para observação e registro do comportamento lúdico infantil, relacionando com os conteúdos teóricos oferecidos no curso. Os registros das cursistas relatam a surpresa com a tranquilidade das crianças, o respeito aos combinados de convivência lúdica, o estado de concentração ao jogar e brincar nas diferentes áreas e setores da brinquedoteca: afetivo, mundo técnico, psicomotor, intelectual, relações sociais, criativo.
O movimento do brincar vem crescendo no Rio Grande do Sul e o Litoral Norte vem fazendo a sua parte graças às parcerias da FACED-UFRGS, através da Prof. Dra. Tânia Fortuna na divulgação de nossos eventos e a ABBri, também divulgando as atividades realizadas no nosso Estado.
Profa. Ms. Liana Cristina Pinto Tubelo
Representante do Núcleo Capão da Canoa/RS – ABBri