Comemoração do Dia Internacional do Brincar

Dia do Brincar no Parque Infantil de Araraquara atrai dez mil pessoas
31/05/2010

Araraquara é a primeira cidade do Brasil a ter esse evento instituído por meio de lei municipal
Cerca de dez mil pessoas participaram na manhã do domingo (30), no Parque Infantil Dona Leonor Mendes de Barros, da II edição do Dia Municipal do Brincar, instituído originalmente para o dia 28 de maio, em Araraquara.

Realizado pela Prefeitura, em parceria com o Núcleo da Associação Brasileira de Brinquedotecas, o evento contou, também, com apoio de diversas empresas da cidade.
Entre 8h e 12h, os participantes puderam desfrutar de mais de 60 estações do brincar, ou estandes alusivos, instalados com brincadeiras tradicionais de infância ou de ações educativas, como o uso correto da internet e a conscientização sobre os perigos da dengue, por exemplo.

Diversas autoridades prestigiaram as brincadeiras, como os vereadores Elias Chediek, João Farias e Juliana Damus; o deputado estadual Roberto Massafera; o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico Valter Merlos, que representou o prefeito Marcelo Barbieri; os secretários José Carlos Porsani (Assistência e Desenvolvimento Social); Orlando Mengatti Filho (Governo); Drª Maria Regina Barbieri (Saúde); Coronel Cid Monteiro de Barros (Trânsito e Transportes); Euzânia Andrade (Cultura) e Jair Martineli (Esportes e Lazer), além do assessor de Políticas para Juventude, Marcos Daniel, dos coordenadores Luiz Zacarelli Cunha (Gestão e Planejamento); Edson Alves (Defesa Civil); Tenente Rudi Bauer (Guarda Municipal) e Dorival Campanini (Centralizado), e da vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade Célia Merlos, representando a presidente do órgão Zi Barbieri.

Lucy Alves Correia, coordenadora do Núcleo Brasileiro de Brinquedotecas, fez questão de agradecer o apoio de todas as secretarias municipais e das empresas, que “permitiram o resgate das brincadeiras de infância, em Araraquara. Foi muito gratificante o trabalho da Prefeitura”.

Também o mentor do evento, José Carlos Porsani, agradeceu o prefeito Marcelo e todas as secretarias. “Esse é um evento feito para a população da cidade. É uma grande festa de Araraquara”.

Extensão

A presidente do Conselho do Núcleo Brasileiro de Brinquedotecas, Beatriz Gimenez, afirmou que o Dia do Brincar “propiciou que pessoas de todas as idades pudessem ir ao Parque Infantil”, no domingo.

O deputado Roberto Massafera afirmou que o Dia do Brincar é mais uma prova de que o governo do prefeito Marcelo Barbieri está promovendo “mais qualidade de vida para a população de Araraquara”.

Também o vereador Elias Chediek parabenizou a Prefeitura pela realização do evento, já estendido a vários bairros da cidade.

“Este é um dia de muita alegria, uma oportunidade de lazer para filhos e netos e para os próprios pais e avós recordarem a infância”, destacou o vice prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico.

Valter ainda lembrou o crescimento do público no evento, que, em sua primeira edição, ano passado, reuniu cerca de 2,5 mil pessoas. Merlos lembrou que o Dia do Brincar já foi realizado na região do Jardim Ieda, em 2009, e na região do Vale do Sol, neste ano.

O Dia do Brincar foi instituído no calendário oficial do município após a aprovação, pela Câmara Municipal, em 2008, do projeto de lei do então vereador Porsani, hoje licenciado para ocupar o cargo na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Ajudaram a promover o evento a Biblioteca Municipal Mário de Andrade; Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira; Oficinas Culturais Municipais; Casa da Cultura; SAMU; CRAS; CREAS; CERs; Daae; CTA; Equipe de Ginástica; Projeto Reciclando Vidas, Grupos Olhos da Arte; Vavatrupe – brincadeiras de circo; Equipe Brinquedoteca do Hospital São Paulo; Unesp-Unisoja; e ONG NGVA – Nova Geração Vida Araraquara; além da Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Epidemiológica e os grupos de Escoteiros e Desbravadores.

Também colaboraram as empresas Lupo, McDonald`s, Habib`s, Subway, Unimed; Unip e Jornal 2ª Mão.

Ainda segundo a organizadora Lucy Correia, Araraquara é a primeira cidade do Brasil a ter o Dia do Brincar instituído por lei municipal.

Internet

Também no domingo (30), no Parque Infantil, houve o descerramento da placa pela instalação de mais uma antena do Projeto Internet Para Todos, lançado pelo prefeito Marcelo Barbieri, no último dia 20 de março na cidade.

Segundo Luiz Zacarelli Cunha, essa antena permitirá a captação do sinal da rede mundial de computadores no interior e nos arredores do Parque.

O secretário de Governo, Orlando Mengatti Filho, enumerou a série de melhorias realizadas pela atual administração no Parque Infantil, como o recape da pista de caminhada, a ampliação da iluminação, a inauguração dos sanitários e o projeto da Praça dos Idosos.