Dia do Brincar

Dia Internacional do Brincar será comemorado em Ubatuba
As atividades acontecerão na Praça 13 de Maio, onde a organização do evento programou brincadeiras de rua e de roda e oficinas de brinquedos de sucata. No mesmo dia, a Casa do Brinquedo comemora três anos de sua unidade central

Na próxima quinta-feira, 28, o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba e a Casa do Brinquedo promoverão atividades especiais para comemorar o Dia Internacional do Brincar. As atividades acontecerão na Praça 13 de Maio, no centro, onde a organização do evento programou brincadeiras de rua e de roda, como cantigas de roda, queimada, taco, passa anel, oficinas de brinquedos de sucata, além da distribuição de algodão doce e pipoca.  Personagens como Batmam, Chapeuzinho Vermelho, entre outros, estarão participando das brincadeiras e interagindo com as crianças. Haverá também apresentação de mariopete (marionete feita de garrafa pet) pelo artista Anderson Guia. Ainda nesta data, a Casa do Brinquedo comemora os três anos da unidade central.

Também em comemoração ao Dia Internacional do Brincar, a  Casa do Brinquedo enviou sugestões de brincadeiras para todas escolas municipais propondo atividades especiais para o dia.
A coordenadora da Casa do Brinquedo de Ubatuba, Renata Martins, explica que essa data é tão importante que se tornou internacional.  “No dia 28 pessoas comprometidas com o brincar estarão ao redor do mundo se mobilizando para que as crianças possam com espontaneidade, liberdade, criatividade, ter o prazer do brincar pelo brincar. Desejamos uma infância feliz¨, explicou a coordenadora.
O Dia do Brincar em Ubatuba será realizado na Praça 13 de Maio, no centro, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.  O evento é uma realização da Casa do Brinquedo e Fundo Social, com apoios das secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer, Fundart, Sanepav e Loja Com Carinho.

Muito a comemorar
Também no dia 28 de maio a Casa do Brinquedo, unidade central, comemora três anos de existência com muitas conquistas a serem comemoradas. A unidade central recebe mensalmente uma média de 1500 crianças, o que deixa a coordenadora da unidade satisfeita. “Isso mostra que temos o reconhecimento do nosso trabalho junto à comunidade”, ressalta Renata Martins.

Há cerca de um mês, a Casa do Brinquedo de Ubatuba foi nomeada como núcleo da Associação Brasileira de Brinquedoteca, reconhecimento esse pelo trabalho que desenvolve de acordo com a política internacional de atendimento à criança, utilizando brinquedos adequados e  profissionais gabaritados. No Estado de São Paulo existem apenas quatro núcleos, sendo agora um deles em Ubatuba.
Outra grande conquista foi o convite da Fundação Abrinq – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, para que a Casa do Brinquedo seja núcleo de referência de pesquisa e observação da interação da criança com o brinquedo para garantir o selo de uso do Inmetro e Fundação Abrinq. Quatro profissionais da Casa em Ubatuba participarão dessa pesquisa.

Congressos Internacionais
Ainda neste ano a Casa do Brinquedo recebeu convite para participar do Fórum Mundial de Cuidados e Educação à Criança de 0 a 6 anos, onde 80 nações estarão na Irlanda discutindo a política da INFÂNCIA até 2015. Em outubro do ano passado a coordenadora Renata Martins participou do Congresso Internacional de Ludotheques (brinquedoteca), realizado em Paris, onde apresentou uma experiência pública de sucesso, a Casa do Brinquedo de Ubatuba.

A Casa
Na Casa do Brinquedo a criança encontra um mundo em miniatura, montado com as características que cercam a criança, além de tendas temáticas como quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixe e regras, massa de modelar, bolas, cordas, túneis, balanço, karaokê e outros. O espaço é voltado para crianças até 12 anos, que podem se divertir com dezenas de jogos e muita brincadeira, tudo gratuitamente.  Crianças menores de cinco anos deverão estar acompanhadas de pais ou responsáveis durante a permanência na local. A sede da Casa do Brinquedo está localizada na rua Salvador Corrêa, 276, no centro de Ubatuba. Nas terças e quartas-feiras A Casa do Brinquedo recebe somente escolas. Na quinta-feira a Casa é itinerante e percorre escolas e aos sábados e aberta ao público em geral, das 15h30 às 18 horas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  (12) 3832-1608. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)