O brincar e os brinquedos

O brincar e os brinquedos

Brincar é fundamental porque brincando a criança expressa necessidades e desenvolve potencialidades. O desafio, contido nas situações lúdicas, provoca o pensamento, exercita habilidades e leva a criança a alcançar níveis de desempenho que só as ações por motivação intrínseca conseguem.

Brincando a criança aprende a engajar-se nas atividades gratuitamente, Sem visar recompensas ou temer punições. Os brinquedos são oportunidades oferecidas às crianças para que se tornem operativas.

Mas o que é um bom brinquedo? – Bom brinquedo é aquele que convida a criança a brincar, seja por que responde às necessidades da etapa de desenvolvimento na qual ela se encontra, ou seja, por atender a algum apelo emocional.

O valor de um brinquedo para uma determinada criança pode ser medido pela intensidade do desafio que representa para ela. O melhor brinquedo pode ser uma pessoa disposta a brincar. Mesmo não podendo estar presente, o educador pode manifestar seu afeto e seu interesse proporcionando um ambiente rico em oportunidades.

A orientação para escolha de brinquedos não pode basear-se simplesmente no critério de faixa etária, especialmente em um país como o Brasil, com tantas etnias misturadas e tantas diferenças socioculturais. Cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento e suas características pessoais.

Embora os estágios do desenvolvimento, pelos qual toda criança passa, sejam semelhantes, a época e a forma como ele se processam pode variar bastante. Uma criança pode estar num determinado estágio, mas ainda apresentar algumas características do estágio anterior ou vice-versa. Assim, para que os brinquedos realmente convidem a criança a brincar, precisa desafiá-la e atender ao seu interesse, razão pela qual é tão importante deixá-la escolhe-los.

O valor de um brinquedo para cada criança varia também de acordo com o significado simbólico que tiver para ela. Nem sempre ela irá saber o que o brinquedo pode proporcionar-lhe, neste caso, uma pequena introdução se faz necessária para apresentação do uso funcional do mesmo. Ver um adulto brincando é certamente um convite irresistível.

Nylse Cunha