A Saúde das Brinquedotecas

A Saúde das Brinquedotecas

A criação de uma Brinquedoteca envolve sempre alguma coisa pessoal, um desejo, um sonho, uma fantasia. Criar uma Brinquedoteca é alguma coisa muito mágica e prazerosa. É alguma coisa que mobiliza nossos afetos e, principalmente, nossa criatividade, que passa a jorrar como uma cachoeira.

Montando uma Brinquedoteca descobrimos em nós potencialidades que nem imaginávamos que tínhamos. É uma festa ! Mas …e depois ?

O “depois” da inauguração deste espaço mágico é que vai mostrar se tudo foi apenas uma brincadeira ou se foi um empreendimento sério. Sim, porque este “depois” precisa ser muito bem planejado “antes”.

Não é fácil dirigir uma brinquedoteca, não é fácil manter a qualidade deste serviço educacional. Este é um trabalho que requer pessoas qualificadas e que precisa de uma equipe responsável e bem preparada. É triste verificar e o número de Brinquedotecas que fecham. A alegria de tomar conhecimento sobre outras que estão abrindo, nos conforta mas também nos preocupa: não queremos que elas acabem quando acabarem os brinquedos ou a paciência de quem tem que arrumar a “bagunça”.

Os mais de 20 anos de existência de algumas Brinquedotecas provam que ela é viável mas, por outro lado, o grande número de Brinquedotecas que fecharam, demonstra a necessidade de se prestar atenção aos aspectos que envolvem sua manutenção.

Para sobreviver ela precisa de apoio; montar uma Brinquedoteca com toda a certeza não é uma forma de ganhar dinheiro, embora certamente seja uma forma de enriquecimento interior. As experiências que o brincar das crianças nos proporcionam, são maravilhosas, não só nos divertem muito mas também nos fazem aprender.

“Felicidade e realização pessoal são condições, ou melhor, estados de espírito ligados ao auto-conceito. A sensação de estar satisfeito consigo mesmo não depende tanto do volume das coisas realizadas mas sim da qualidade do sentimento que as envolve” As brinquedotecas são núcleos de alegria, de afetividade e de desenvolvimento. Só passar por elas já modifica o humor das pessoas. Como núcleos de onde emana ludicidade saudável, dão uma contribuição importante para melhorar a atmosfera do lugar onde se encontrem, razão pela qual é tão importante manter sua saúde ou seja, a qualidade de seu atendimento. Vamos zelar por ele que ela merece.