Taco ou Bétis

Taco ou Bétis

Material

  • 2 tacos de madeira
  • 1 bola pequena
  • 2 “casinhas” (feitas com ripas de madeira)

Formação

Quatro jogadores (duas duplas)

Como brincar

Quatro jogadores, em duplas, alternam os papéis de ataque e defesa.

São utilizados dois tacos de madeira, uma bolinha de borracha e duas “casinhas” construídas com três varetas de madeira apoiadas entre si, num formato de pirâmide.

O campo de jogo é delimitado com a demarcação de dois círculos no chão (“selas”), de aproximadamente 1 metro de diâmetro, onde serão colocadas as “casinhas”, ou outro alvo similar (latas, garrafas plásticas). A distância entre as “selas” varia conforme o espaço disponível e com a força e precisão de arremesso dos jogadores; em geral não ultrapassa uns 10 ou 15 metros.

Realiza-se um sorteio inicial para determinar que dupla fica de posse da bolinha e que dupla fica de posse dos tacos. A dupla que começa com a bola posiciona cada um dos jogadores atrás de uma das “selas”; dessa posição, arremessa a bola na direção da “casinha” oposta, tentando derrubá-la.

A dupla que fica de posse dos tacos posiciona-se na frente das “selas”, com a ponta do taco encostada no chão, sem pisar dentro do círculo, com dois objetivos básicos: evitar que sua “casinha” seja derrubada e rebater a bola o mais longe possível.

Quando isso ocorre, enquanto a dupla de defesa vai recuperá-la, os jogadores de ataque correm um em direção ao outro, “cruzando” os tacos no alto e retornando às “selas”.

Cada “batida” entre os tacos vale um ponto.

A dupla de defesa pode ganhar a posse dos tacos e passar a atacar caso:

  • Consiga derrubar uma “casinha” com um arremesso.
  • Consiga atingir um jogador de ataque com a bolinha, enquanto ele estiver com o taco fora da “sela”, seja durante a corrida ou durante a própria tentativa de rebater.
  • Ocorra o “três pra trás”, que consiste em três tentativas de rebater em que a bolinha toca no taco mas vai para trás, e não para frente.