Outras Instituições – Março 2017

Outras Instituições – Março 2017

 

Banner II encontro

 

______________________________________________________________________________________________

 

http://www.seminariosdepsicopedagogia.com.br/capacitacao/escola-para-todos-e-cada-um-2503/

ESCOLA PARA TODOS E CADA UM – 25/03

Edith Rubinstein
escola para todos

Sinopse:
Uma Escola Inclusiva demanda capacitação técnica para construir junto com os envolvidos um espaço democrático que atenda REALMENTE a diversidade. A grande revolução educacional brasileira é a oferta de escola para todos. Quais são os principais desafios? Como abordá-los? Que princípios, conceitos e práticas contribuem para a construção do desenvolvimento e aprendizagem? Como construir redes que propiciem a ESCOLA DEMOCRÁTICA?

Público:
Este curso se destina a todos interessados em compreender os desafios de uma escola “Para todos e cada um” e que desejam construir práticas que respeitem e valorizem as características específicas de cada aluno em seus contextos educacionais.


Temas para módulos
:
Módulo 1: Desafios da heterogeneidade

 

  1. O que é (e o que não é) escola para todos: paradigmas da exclusão/segregação, integração e inclusão & diversidade.
  2. Desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva da diversidade.
  3. Aprender a lidar com as diferenças: a questão do bullying, empatia:
  4. Medicalização e educação: qual o papel da educação frente às questões da normatização do comportamento e da aprendizagem.
  5. “Fora da escola não pode”: políticas internacionais de educação para todos
  6. Políticas de inclusão e diversidade na escola: O Plano Nacional de Educação

Módulo 2: A heterogeneidade na escolarização

  1. A construção do Sujeito aprendente
  2. A diversidade na identificação das questões com o aprender
  3. O trabalho em rede: condição para a educação para todos
  4. Tempo de ensinar e de aprender
  5. Educação especial: Lei Brasileira de Inclusão (LBI); Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; Política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Módulo 3: Design Universal para aprendizagem

  1. Experiência de aprendizagem mediada
  2. Flexibilização: tempo, espaço, materiais, procedimentos, conteúdos.
  3. Avaliação na perspectiva da Diversidade
  4. Tecnologia assistiva para flexibilização; Política nacional para a diversidade: relações étnico-raciais, socioeconômicas e de gênero.

Metodologia:
O fio condutor do curso será a análise de situações vivenciadas no contexto educacional. A partir da relação entre teoria e prática será articulada a reflexão sobre princípios, conceitos e legislação.  A metodologia prevê a construção de um projeto a ser desenvolvido no decorrer dos módulos. Os três módulos serão desenvolvidos ao longo dos dois semestres.

Docentes:

Andreia Silva Pinto
Pedagoga com Habilitação em Deficiência Mental (UNIMEP/ Piracicaba), Psicopedagoga com formação em PEI I e Básico e Arte terapeuta. Tem experiência como educadora na Educação Especial e no Ensino Regular.

Augusto Galery
Doutor em psicologia social (IP-USP), mestre no tema inclusão digital (FGV-SP) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (LAPSO-USP).

Deigles Giacomelli Amaro
Doutora em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (FE-USP); Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IP-USP).

Edith Rubinstein
Mestre em Psicologia Educacional; Psicopedagoga; Terapeuta Familiar; Formadora em PEI pelo ICELP-Jerusalém.

Patrícia Vieira
Pedagoga pela PUC- SP; Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae; Psicanalista; Membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
Horário
Sábados , das 8:30h às 12:00h –
Dias 25/3, 08/4, 29/4, 13/5, 27/5, 10/6, 24/6, 01/7, 19/8, 26/8, 16/9, 23/9, 07/10, 28/10, 11/11 e 25/11.
64 horas-aulas
Investimento:
Valor total do curso
: R$ 1.800,00, sendo: matrícula de R$ 200,00 e saldo (R$ 1.600,00) pelo PagSeguro.

 Proceda como indicado abaixo

Telefone para obter um código de reserva, (11) 3743-0090 ou (11) 3744-4974,  e deposite o valor da matrícula na seguinte conta bancária: Banco Itaú, agência 4093, c/c 04182-2, em nome de Edith Rubinstein (CPF 124.292.288-15).  Nos envie por fax (11-3744-4974) ou por e-mail (seminarios@centraldidatica.com.br) o comprovante de matrícula, seu nome completo, seu endereço, telefones, CPF, e-mail e o curso matriculado.

Posteriormente proceda ao pagamento do saldo pelo PagSeguro até 48 horas antes do inicio do curso.


Observações:
– O valor da matrícula não será devolvido em caso de desistência de se frequentar o curso;
– Na inscrição de um  grupo de no mínimo quatro pessoas haverá um desconto de 50% na taxa de matrícula.
– sócios devidamente comprovados da ABPp-seção São Paulo terão um reembolso de 10% do valor do curso, no final do curso.
– A realização efetiva do curso está sujeita à matrícula de um número adequado de participantes.  A não realização do curso/grupo de estudos implicará na devolução integral dos valores recebidos antecipadamente.
– Certificados de frequência dos cursos/oficinas só serão fornecidos para quem tiver, no mínimo, 75% de assiduidade.


Endereço:
 Rua Rio Azul, Nº 309 – Vila Sônia – São Paulo
Tel.: 11-3743-0090 / Tel./fax: 11-3744-4974.


Para maiores informações ligue para (11) 3743-0090 ou 3744-4974 e fale com Adriana ou Levy

Informações sobre o curso

  • Início:25 de março de 2017
  • Duration: anual
  • Categoria
  • Preço R$ 1.800,00

Vídeos sobre o curso:

https://youtu.be/MtPjYhxjbsc
https://youtu.be/ToLwI6mG1JQ
https://youtu.be/Mg3BZiXxT7g
https://youtu.be/OOGobxIDvRg

_______________________________________________________________________________________________________

JOGO QUARTO

OFICINA: DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO ATRAVÉS DO JOGO QUARTO
Primeira de 4 Oficinas e Minicursos, com 4 horas de duração e sempre no segundo sábado do mês, abordando diferentes temas que articulam saberes e práticas da Educação e Psicologia. Como Oficina, serão enfatizadas atividades práticas, com aplicação em contextos educacionais e clínicos.

Próximos temas: “Mediação de Conflitos na Infância” (84/), “Corpo e Movimento no Aprender” (13/5) e “Sexualidade na Infância e Adolescência” (10/6).

Valores diferenciados para estudantes, afiliados da ABBri e pagamento antecipado. Investimento por Atividade:
Profissionais: R$120,00 ou R$100,00 (até uma semana antes)
Estudantes e Afiliados da ABBri: R$100,00 ou R$80,00 (até uma semana antes)
Investimento por 2 Atividades:
Profissionais: R$210,00 ou R$180,00 (até 07/03 )
Estudantes e Afiliados da ABBri: R$180,00 ou R$150,00 (até 07/03)
*vagas limitadas

 

Informações e Inscrições: Heloisa Helena Garcia

E-mail: heloisa@aproximacaoae.com.br

__________________________________________________________________________________________________________


SEMINÁRIO INTERNACIONAL INFÂNCIAS SUL AMERICANAS

07/03/2017 -   10/03/2017

Ementa | Resumo:
Este evento, organizado numa parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a rede internacional de pesquisadores Southern Childhoods, tem como objetivo refletir sobre infância em países da América do Sul, suas relações com espaços urbanos, a participação das crianças e suas intervenções na cidade, e, ao mesmo tempo, discutir políticas, ações do Estado e dos movimentos sociais, buscando compreender as crianças nas relações macrossociais. Pretende questionar, analisar e fomentar a produção do conhecimento nesse campo e divulgar ações voltadas para a presença e o registro das práticas sociais de meninas e meninos em diferentes arenas. Pretende ainda evidenciar os estudos da infância, seus desafios, abordagens teóricas, metodologias de pesquisa, de modo a delinear e, possivelmente, constituir e fortalecer uma rede de pesquisadores do campo.