Curso online 10ª Ed. UNIAPAE x ABBri

537-thickbox_default

Inscrições:

http://cursos.uniapae.org.br/index.php?id_product=146&controller=product

 

Agosto2

 

Posted in Uncategorized | Leave a comment

comeração do Dia Mundial do Brincar

Dia do Brincar – ABBri_UMAPAZ _ Brincar na Natureza

A ABBri convida adultos brincantes – pais, educadores, interessados no brincar sustentável – para um encontro lúdico no PARQUE do IBIRAPUERA, em São Paulo, em comemoração ao Dia do Brincar.

Dia 6 de junho das 9:30hs as 15:00hs. Evento gratuito.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera – Portão 7A
Tel.: 11 5908-3800 (PABX) / 3801

cartaz_UMAPAZ

 

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO BRINCAR

O Brincar vem sendo reconhecido como atividade indispensável ao desenvolvimento de potencialidades humanas relacionadas a aspectos cognitivos e afetivo-emocionais, sociais e culturais, para todas as idades.

O Dia Mundial do Brincar foi instituído em 28/05/1999, na 8ª Conferência Internacional de Brinquedotecas da ITLA – International Toy Library Association, em Tóquio, para chamar a atenção de todos os atores para esse direito das crianças, tão esquecido por parte dos adultos. Sua mentora, Freda Kim, propôs a comemoração sempre no dia 28 de Maio, data de fundação da ITLA.

Desde então o Dia Internacional do Brincar é comemorado anualmente pelas entidades filiadas à ITLA (International Toy Libraries Association), como é o caso da Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri, e muitas outras organizações com foco na infância.

O objetivo desta festa mundial é afirmar o direito de brincar, em consonância com o Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, que reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas e livres e plena participação na vida cultural e artística.

O ESPÍRITO DESSE DIA SE APOIA NOS PRINCÍPIOS DE:

•           Gratuidade: a participação no Dia do Brincar é gratuita para todos.

•           Brincar para todos: nessa Festa se reúnem pessoas de diferentes idades e culturas.

•           Brincar em todas as suas formas: promove-se a brincadeira em todas as suas formas: brincadeiras tradicionais, em espaço livre, jogos coletivos, brinquedos.

•           Brincar em qualquer lugar: durante um dia, tomemos um momento para brincar! Na rua, em casa, entre amigos, colegas ou em família, a finalidade é redescobrir a importância e os benefícios do jogo.

•           Iniciativas que se relacionam com o brincar: exposições, debates, oficinas.

O tema geral proposto pela ITLA para o Dia Mundial do Brincar 2017 é o Brincar Sustentável. De acordo com esta temática, o presente projeto propõe para esta comemoração um enfoque de educação ambiental, por meio de oficinas e debates.

OBJETIVOS:

1 – Conscientizar e mobilizar a sociedade em relação ao valor do brincar, do brinquedo e da brincadeira como fontes de relação significativa do adulto e da criança com a Natureza.

2 – Ampliar ferramentas para a mediação de atividades lúdicas e artísticas que empreguem elementos naturais ou recicláveis.

Serão oferecidas ao publico visitante: oficinas lúdicas interativas de arte e criatividade com material natural, ecobrinquedos e ecojogos, vivências com brincadeiras cantadas ao ar livre.

EXECUTORES:

ABBri (http://brinquedoteca.net.br/;

Ecobrinquedoteca do Parque – Campinas (http://ecobrinquedoteca.blogspot.com.br/);

Mitra Oficina de Criação (http://www.mitra.net.br/);

Silvia Queiroz (Emília marquesa de Rabicó).

PUBLICO-ALVO: pais, professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental nível I, brinquedistas, arte-educadores, agentes socioambientais e comunitários.

DATA: 06/06/2017

HORARIO: 9HS:30 AS 15HS:00

INTERVALO: 12HS:00/12HS:40 – lanche comunitário.

 

 

 

Posted in Uncategorized | Leave a comment

Conhecer para Fortalecer

V Workshop Conhecer para Fortalecer

O Projeto Conhecer para Fortalecer oferecerá 8 encontros ao longo de um ano com o objetivo de Fortalecer a ação cooperativa dos setores de atendimentos em prol do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes

Tema: A família nos dias de hoje e seus desafios. Atendimento familiar, Grupos Multifamiliares, a inserção no território e suas articulações na rede.

Objetivo: Possibilitar aos participantes, experiência do olhar clínico em relação ao tema e as possibilidades de encaminhamento da família com vistas, a melhora das relações e o desenvolvimento da criança e do adolescente.

 

Programação

Data: 25 de maio de 2017

8h: Welcome Coffee  e recepção

8:30 - Palestra “Adolescência, sexualidade e grupos.

10:00 – Trabalho em grupos para refletir sobre “cases”.

11h – Apresentação das refelxões e fechamento

11:45 – Entrega dos certificados

Palestrante:

Luciana Cristina Escudero, terapeuta familiar e psicóloga do Núcleo de Atenção à Família do CAPS IJ do Projeto Quixote.
Link para Inscrição:

INSCRIÇÕES ABERTAS

 

Assista aos videos do I Workshop
Parte 1/4
Parte 2/4
Parte 3/4
Parte 4/4
Assista aos videos do II Workshop
Parte 1/2
Parte 2/2

 

 

 

Posted in Uncategorized | Leave a comment

Memórias de Nylse Cunha

Nylse Helena Silva Cunha nasceu em 23.09.1929 e faleceu em 24.04.2017, deixando filhos, netos e uma plêiade de alunos. Um legado grande e expressivo sobre a educação e também dos alunos com necessidades especiais e posteriormente de brinquedoteca. Até a própria palavra brinquedoteca foi criada e divulgada por ela.

Citemos de sua vida apenas alguns dados importantes: trabalhou 25 anos na APAE de São Paulo como Brinquedista Terapêutica, dirigindo e coordenando uma seção de brinquedos para crianças com dificuldades especiais, bem como, as de  deficiência mental, autismo e outras enfermidades semelhantes.

Criou o famoso e conhecido Instituto Indianópolis para crianças e jovens com necessidades especiais. Escreveu muito e participou de vários congressos nacionais e internacionais, em defesa da criança e do ser humano em geral, em prol de uma vida feliz. De estudos feitos no antigo Colégio Batista Brasileiro, nas Perdizes, onde foi aluna, partiu para o seu desenvolvimento pessoal, assistindo cursos e participando de congressos, assim como os que ofereceu a todo o país. Foi aluna da Presidente da Academia Paulista de Psicologia, Drª Aidyl Macedo Queiroz Pérez Ramos, escrevendo um de seus primeiros artigos, sobre o teste ABC de Lourenço Filho, o qual Drª Aidyl guarda como uma joia e com muita satisfação.

Nos últimos tempos fundou o grupo de estudos internacionais sobre “International Education for Toy Library”, que funciona até hoje e segue em expansão.

Dá grande prazer ao visitar o Instituto Indianópolis, já mencionado, porque logo na sua entrada, vislumbra-se uma grande biblioteca de brinquedos, com um enorme número deles, organizados, conforme idade, quadros clínicos, etc..,além disso com condições ambientais para os próprios alunos brincarem e assim se iniciarem em suas aulas. Nylse escreveu muito, quero apenas citar a sua participação no Seminário de Brinquedotecas, publicado em Brasília, em 2006.

Citemos de Profª Nylse algumas palavras: “Toda criança merece brincar, precisa e tem necessidade de fazê-lo. Elas não brincam, porque precisam trabalhar para a sobrevivência, mesmo sendo especiais; a vida roubou-lhe a infância”.

A Brinquedoteca, seja onde estiver instalada, em igrejas, escolas, creches, hospitais, ruas, isto é onde a criança permaneça, deve ser um espaço privilegiado e coordenado por pessoas qualificadas. Deixo uma reflexão da Profª Nylse: “Que cada um de nós ofereça às nossas crianças a oportunidade que elas precisam para se tornarem cidadãs capazes de construírem um mundo melhor”. Nós dizemos “O lúdico é uma grande oportunidade” (página 35 – Seminário Nacional Brinquedoteca – Câmara dos Deputados 2006).

 

 Aidyl Macedo Queiroz Perez Ramos

 

Posted in Uncategorized | Leave a comment

Curso online 9ª Ed. UNIAPAE x ABBri

537-thickbox_default

Inscrição no link

http://cursos.uniapae.org.br/index.php?id_product=146&controller=product

ESCOPO BRINQUEDOTECA_4

Posted in Uncategorized | Leave a comment

VIII Encontro Nacional de Educação e Ludicidade

CARTAZ A4 AZUL  (2)

Posted in Uncategorized | Leave a comment

brinquedotecas universitárias

 

Pergunta: Estamos montando um curso de pedagogia na nossa unidade. Um dos laboratórios exigidos é a criação de uma brinquedoteca, então gostaria de saber algumas informações a respeito de brinquedotecas universitárias.

Resposta: Desde 2005 o SESU solicita a instalação de brinquedotecas para ser utilizada como laboratórios de aplicações pedagógicas no curso de Pedagogia. Seguem algumas orientações:

 

Pergunta: Existe um padrão de tamanho do espaço físico?

Resposta: Não há definição sobre isto, mas o ideal é utilizar no mínimo um espaço de uma sala de aula comum. A utilização do acervo contido nesse local pode ser ampliada e diversificada caso haja uma  circulação do mesmo a outros espaços da faculdade, como salas de aula, pátios etc., ou ainda,  empréstimo de material.

 

Pergunta: Qual o requisito mínimo para uma brinquedoteca funcionar?

Resposta: O funcionamento e a utilização de uma brinquedoteca universitária devem se basear  no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Para tal, é essencial contar com um professor responsável e com conhecimento para trabalhar projetos lúdicos com os alunos de modo que compreendam a importância do brincar, do brinquedo e dos jogos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Quanto ao acervo, é necessário contar com uma variedade de brinquedos que vão de encontro com as necessidades das faixas etárias atendidas no cotidiano dos futuros pedagogos.  Por exemplo, objetos lúdicos construídos  com materiais reutilizáveis, brinquedos tradicionais (chocalhos, pião, bolas de gude, bilboquê, 5 marias, pula elástico, entre outros), e os vários tipos de brinquedos de exercício, simbólico, acoplagem e regras. O material lúdico pode ser complementado pelo de artes plásticas, musicais e de leitura. A organização, disponibilidade, higienização e segurança do acervo é fundamental.

 

Pergunta: Quais os espaços básicos de atividades numa brinquedoteca?

Resposta: Depende da proposta da sua brinquedoteca. Normalmente há diversos espaços organizados de acordo com a proposta. Por exemplo: Canto do Bebê, das fantasias, do faz de conta, dos jogos de regras. Mobiliário básico e versátil para registro das atividades e pesquisas pelos alunos e professores, assim como para higienização e recuperação do acervo, também faz-se necessário.

 

Pergunta: Existe alguma norma regulamentadora?

Resposta: A ABBri está desenvolvendo, mas no momento não há uma específica, porém há alguns critérios pontuais que o MEC avalia.

Posted in Uncategorized | Leave a comment

V CURSO DE FORMAÇÃO DE BRINQUEDISTA – 21 a 25/07/2017

FB_IMG_1490862912682

V CURSO DE FORMAÇÃO DE BRINQUEDISTA

 

Como Organizar, Implantar, Gerir e Operacionalizar
com integração o espaço Lúdico.

<

PÚBLICO: Profissionais e estudantes das áreas de Saúde, Educação e afins, que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o brincar e suas inúmeras possibilidades.

 

OBJETIVO: Transmitir referencial teórico e prático sobre o impacto que as atividades lúdicas promovem, e a importância da ação do Brinquedista como mediador desse processo.

 

DATA: 21, 22, 23,24 e 25 de julho de 2017

HORÁRIO: De 08hs às 17hs (40horas)

LOCAL: Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE

Anfiteatro Ney Palmeiro – Andar Térreo

INSCRIÇÃO:  https://brinqsaude.blogspot.com.br/

 

Valores:

 

Profissionais: R$ 550,50 (à vista – pagamentos até 10/06/2017)

ou 2x de R$ 275,50 (pagamentos em 10/04/2017 e 10/05/2017)
ou 3x de R$ 200,50 (pagamentos em 10/04/2017, 10/05/2017 e 10/06/2017)

 

Estudantes (com comprovante): R$ 450,50

ou 2x de R$ 225,50 (pagamentos em 10/04/2017 e 10/05/2017)
ou 3x de R$ 180,50 (pagamentos em 10/04/2017, 10/05/2017 e 10/06/2017)

 

Afiliados da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri):

- Estudantes – R$360,50
ou 2x de R$ 180,50 (pagamentos em 10/04/2017 e 10/05/2017)
ou 3x de R$ 144,50 (pagamentos em 10/04/2017, 10/05/2017 e 10/06/2017)

 

- Profissionais - R$440,50
ou 2x de R$ 220,50 (pagamentos em 10/04/2017 e 10/05/2017)
ou 3x de R$ 160,50 (pagamentos em 10/04/2017, 10/05/2017 e 10/06/2017)

 

OBS: Os pagamentos devem ser feitos através de depósito bancário:

 

Banco Itaú
Agência 0416
Conta Corrente 32768-2
Código: BrinQ88530 em favor da AMHOPE

 

 
Atenção!
* Enviar por e-mail o comprovante identificado do pagamento e de estudante, se for o caso.
** Sua inscrição será efetivada através do comprovante bancário.
Posted in Uncategorized | Leave a comment

Encontro Científico “Avaliação para Transformação em Educação Infantil: a perspectiva das pedagogias participativas”

 

As inscrições para o Encontro Científico “Avaliação para Transformação em Educação Infantil: a perspectiva das pedagogias participativas“, organizado pelas professoras Mônica Pinazza e Tizuko Kishimoto. As inscrições serão realizadas apenas online (pelo link http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/01.asp?num=3029) e irão até o dia 18/04.

 Este evento compromete-se em:

- Tematizar a questão da avaliação da qualidade sob diferentes perspectivas pedagógicas, dando foco às possibilidades trazidas pelas pedagogias participativas;

- Discutir os métodos avaliativos e os pressupostos conceptuais que subjazem eles;

- Debater sobre as práticas avaliativas correntes no campo da educação da primeira infância;

- Divulgar as pesquisas desenvolvidas no campo avaliação da qualidade, nas esferas nacional e internacional;

- Fomentar a realização de investigações no campo da avaliação e do desenvolvimento da qualidade em educação da primeira infância.

O encontro científico contará com a presença dos Profs. Drs. Julia e João Formosinho, Prof. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto, Prof. Dra. Mônica Appezzato Pinazza, Prof. Dr. Tony Bertram (Centre for Research in Early Childhood, Birmingham/ EECERA), Profa. Dra. Christine Pascal (Centre for Research in Early Childhood, Birmingham/ EECERA), Profa. Dra. Maria Malta Campos ( Fundação Carlos Chagas) e Profa. Dra. Catarina de Souza Moro (Universidade Federal do Paraná).

A programação completa poderá ser conferida em http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/eventos/detalhado.asp?num=3029&cond=4a.

 

Posted in Uncategorized | Leave a comment

A BRINQUEDOTECA EM DIFERENTES CONTEXTOS – MÓDULO I

Coordenadoras: Profa. Dra. Maria Celia Malta Campos e Profª. Ms. Sirlândia Reis de O.Teixeira

17 a 21 de Julho de 2017

Horário: das 8:30 às 17:00h / Duração 40 horas
Incluso: Material Didático (online)  e Certificado
Informações:  Tel. (11) 5533-1513; E-mail: contatoabbri@gmail.com

 

Local: R. Galvão Bueno, 868, Liberdade, São Paulo/SP – Universidade Cruzeiro do Sul – campus Liberdade.

Link do mapa:

http://www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/faculdades_e_universidades/23K4RG84/universidade_cruzeiro_do_sul_liberdade.html


Objetivos:

  • propiciar embasamento teórico e prático, numa visão atual e dinâmica, para formação do profissional brinquedista, abrangendo a sua atuação na área educacional e hospitalar;
  •  oferecer fundamentos práticos acerca da implantação e operacionalização de  brinquedotecas.

 

Metodologia: aulas interativas; vivências e oficinas; visitas a brinquedotecas; discussão acerca das relações entre observações e conteúdo das aulas; relatos de experiência dos participantes sobre suas brinquedotecas.

Programa:

  • Apresentação e Relatos de experiência dos participantes.
  • O Direito de Brincar e a ABBri.
  • O lugar do lúdico em diferentes contextos.
  • Brinquedoteca: conceito e modalidades.  O perfil do profissional e suas funções.
  • Brinquedotecas: aspectos legais, gerenciais e financeiros. Legislação e realidade da brinquedoteca hospitalar.
  • Os critérios de qualidade da Brinquedoteca adotados pela ABBri: subsídios para elaboração de projetos de brinquedoteca.
  • Projetos de brinquedoteca – trabalho em grupo.
  • A Brinquedoteca como espaço e tempo de aprendizagem: bases teóricas e práticas.  Ambientes favoráveis ao brincar de bebês, crianças, adolescentes.
  • Seleção, organização e controle do acervo lúdico.
  • Segurança e manutenção de brinquedos.
  • Prática do uso de sistemas de classificação dos brinquedos/jogos.  Discussão de questões dos participantes em função de seus contextos.
  • Brinquedoteca e Humanização – Contribuições do brinquedista aos profissionais da equipe de Saúde; Especificidades dos casos clínicos e cuidados necessários no brincar.
  • Rotinas do brinquedista nos ambientes de Saúde; Procedimentos específicos quanto à higienização dos brinquedos.
  • Brinquedoteca como espaço de interação – criança/adolescente, família e equipe profissional. A brinquedoteca nos ambientes de Saúde: onde/como montar a brinquedoteca hospitalar.
  • Projetos Lúdicos no Hospital: Brincar no PS Infantil; A brinquedoteca móvel; O paciente adulto.
  • Técnicas e recursos para a Contação de Histórias.
  • Visita técnica a brinquedoteca.  Reflexão acerca da visita e relações com o conteúdo e projetos de brinquedoteca dos participantes.
  • Oficina: Brincando e criando com sucata ecológica.
  • Reunião dos grupos – elaboração de projetos de brinquedoteca.
  • Apresentação e discussão de projetos de brinquedoteca.

INVESTIMENTO:

  A vista  
Afiliados  e Estudantes 580 individual 612 em 3 x R$ 204
Grupo de 3 pessoas 490 por pessoa 514 em 3 x R$ 171
Grupo de 5 pessoas 406 por pessoa 426 em 3 x R$ 142
Profissionais 710 750 em 3 x R$ 250
Grupos (3 inscrições mínimo) 670 700 – cada inscrição 3 x R$ 233
Instituição – PJ 950 Desconto de 2% nas inscrições de dois ou mais colaboradores da mesma instituição (R$ 931,00 cada) a vista

Obs: Por ser restrito o número  de vagas, a reserva só será garantida após o pagamento.OBS.: Inscrições mediante depósito na conta da ABBri – Banco Itaú, Agência 0390, c/c 38539-1 – CNPJ 55.648.364/0001-74, e envio do comprovante por e-mail ou fax (11) 5533.1513 , com os dados completos do inscrito.

Observações: Em caso de desistência, a solicitação de cancelamento de inscrição será aceita somente por escrito pelo fax (11) 5533-1513 ou por e-mail: contatoabbri@gmail.com  até 15 dias antes do início  do curso. As inscrições canceladas após este prazo não serão reembolsadas. O reembolso, quando devido, corresponderá a 70% do valor pago e será efetuado após a realização do evento.

 

Ficha de inscrição      

Sugestões de Hospedagem

Indicação de restaurantes

Posted in Uncategorized | Leave a comment